Vereador Valdir Oliveira
Muitas vezes, as políticas públicas existentes são insuficientes para garantir a dignidade básica a uma população expressiva, mas, geralmente, negligenciada pela sociedade e pelo poder público: os nossos idosos. Pretendemos ampliar esse debate na Frente Parlamentar em Defesa do Direito da Pessoa Idosa, cuja criação foi proposta pelo nosso mandato e aprovada na última sessão plenária da Câmara de Vereadores de Santa Maria. Queremos discutir o direito dos idosos, as políticas públicas voltadas para essa população e o acesso à saúde, lazer e bem-estar de qualidade.
Santa Maria precisa se preocupar com o envelhecimento da sua população. Quais ações têm sido tomadas para enfrentar esse desafio mundial? A criação e fortalecimento de políticas públicas é um fator essencial. Precisamos, por exemplo, acompanhar o funcionamento das casas de acolhimento do município e avaliar as atuais condições dos aparelhos públicos existentes, garantindo que sejam acessíveis aos idosos.
Na minha primeira reunião com o prefeito Rodrigo Décimo, no começo deste ano, entreguei em suas mãos um documento que destaca a necessidade urgente de Santa Maria contar com um centro de referência para os nossos idosos. O município não pode mais ficar sem um espaço adequado, que contemple serviços essenciais para essa população, incluindo saúde, lazer e apoio à autoestima. Os grupos de terceira idade e todas as entidades que atuam na área precisam ser incluídos nesse debate. Já apresentei algumas sugestões à atual gestão municipal e me coloquei à disposição para intermediar, junto ao governo federal, a busca por recursos que viabilizem a criação de um centro de referência para os idosos em Santa Maria. As nossas diferenças partidárias e ideológicas não podem ser um entrave na busca de melhorias para a comunidade.
Durante minha primeira legislatura, fiquei impressionado com a estrutura voltada para os idosos na cidade de Chapecó, em Santa Catarina. Lá pude conferir um espaço chamado “Cidade do Idoso”, que reúne tudo o que uma política pública eficiente pode e deve oferecer para essa população viver com dignidade. Conforme o último Índice de Desenvolvimento Urbano para a Longevidade, realizado em 2023, municípios que possuem centros de referência para os idosos estão entre as melhores do Brasil para se viver depois dos 60 anos. São espaços que, por meio da prática de atividades físicas e brincadeiras, visam promover a qualidade de vida dos idosos da cidade, estimulando a convivência e a participação social. O objetivo é simples, mas vital: proporcionar condições saudáveis para o envelhecimento e a longevidade.
Para que o idoso se sinta valorizado, ele precisa ser acolhido, respeitado e tratado com carinho e atenção. Além disso, quando necessita de um atendimento por meio de uma política pública, deve ter prioridade. Um idoso não pode aguardar longas filas para consultas médicas ou esperar meses por um exame que pode evitar o agravamento de uma enfermidade. A demora pode transformar uma condição tratável em uma doença grave, comprometendo sua qualidade de vida.
Em breve, anunciaremos a data de instalação da nossa Frente Parlamentar em Defesa do Direito da Pessoa Idosa. Esse é um tema fundamental que estamos trazendo para o debate na Casa do Povo. Esperamos que a discussão seja produtiva e que possamos, de forma coletiva, com o apoio dos demais vereadores e de todos os setores da sociedade, construir iniciativas eficazes para garantir que os idosos de Santa Maria tenham seus direitos plenamente assegurados.
As enchentes de maio de 2024 escancararam fragilidades históricas da nossa cidade. A cada ponte…
O ambiente digital se tornou uma extensão natural da vida de crianças e adolescentes. Por…
A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado aprovou, nesta quarta-feira (27), proposta que…
Uma escavação no centro de São Luiz Gonzaga (RS) revelou uma peça de cerâmica rara…
O Tribunal de Justiça do RS reduziu as penas dos quatro réus pelo incêndio da…
Nesta segunda-feira (25), o Comercial Zaffari inaugurou sua segunda unidade do Stok Center nobairro Juscelino…