redacao@revistaenfoco.com.br

Pedro Osório e Cerrito recebem mapeamento aéreo para prevenção de cheias

As prefeituras de Pedro Osório e Cerrito receberam o resultado final do mapeamento aéreo do relevo urbano realizado pelo Núcleo Integrado de Previsão (NIP) da UFPel, usando tecnologia LiDAR. Iniciado em 2023, o estudo permitirá prever, em tempo real, o avanço das águas do rio Piratini, subsidiando ações de prevenção e socorro em períodos de cheias.

O sistema de Previsão Hidrológica em tempo real integra dados sobre relevo, solo, uso e cobertura, além de cenários de chuva e variáveis meteorológicas, permitindo prognósticos com até três dias de antecedência. Segundo o pesquisador Samuel Beskow, a ferramenta beneficia toda a bacia do rio Piratini, impactando dez municípios da região, e em breve será expandida para os rios Jaguarão e Camaquã.

Para os prefeitos Ricardo Alves (Pedro Osório) e Flávio Vieira (Cerrito), o estudo oferece base técnica para atualizar planos de contingência e implementar políticas públicas de prevenção de enchentes, além de apoiar ações ambientais, tributárias e de cadastro imobiliário. O coronel Luciano Chaves Boeira, coordenador estadual de Proteção e Defesa Civil, classificou o projeto como um case de sucesso no fortalecimento da resiliência frente a catástrofes climáticas.

A secretária estadual de Relações Institucionais, Paula Mascarenhas, destacou o potencial de replicação da iniciativa em todo o Rio Grande do Sul, reforçando que informações precisas e antecipadas são essenciais para a Defesa Civil, municípios e população se prepararem frente a eventos de alagamentos cada vez mais frequentes devido às mudanças climáticas.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicidade:

Sobre:

Sobre nós

Serviços

Empresas

E+:

Política de privacidade

Anuncie conosco

Suporte ao usuário

Trabalhe conosco

Contato:

© 2024 Criado com 🤍 por Grupo Êxito