- Proposta que altera o código civil prevê exclusão de filhos negligentes e cônjuges de herança
Uma proposta de reforma do Código Civil sugere permitir que pais excluam filhos negligentes da herança e, retirar cônjuges da lista de herdeiros necessários. Com isso, a pessoa poderia dispor livremente de 100% do seu patrimônio via testamento. A mudança gera debates, pois pode desamparar cônjuges dependentes financeiramente, mas daria mais autonomia patrimonial. O projeto ainda está em discussão. As sugestões de alteração no Código Civil foram elaboradas por uma comissão de juristas e apresentadas formalmente como um projeto de lei (PL nº 4/2025) pelo ex-presidente do Senado Rodrigo Pacheco (PSD-MG). O Congresso irá analisar a modificação ou revogação de 897 artigos e o acréscimo de 300 dispositivos, em relação aos 2.063 existentes no Código atual, que tem mais de 20 anos. Muitas dessas mudanças, distribuídas em vários capítulos, esbarram em questões sucessórias.
- Internacional larga na frente no clássico Grenal que decide o Gauchão 2025
No primeiro jogo da final do Campeonato Gaúcho 2025, o Internacional venceu o Grêmio por 2 a 0 na Arena do Grêmio, conquistando uma vantagem significativa para o segundo confronto. O Internacional apresentou uma atuação sólida, demonstrando eficiência tanto na defesa quanto no ataque. A equipe soube neutralizar as principais jogadas ofensivas do Grêmio e aproveitou as oportunidades criadas para construir o placar favorável. Por outro lado, o Grêmio enfrentou dificuldades em impor seu ritmo de jogo e superar a bem postada defesa colorada. A derrota em casa coloca o time em uma posição desafiadora para o jogo de volta, exigindo uma postura mais agressiva e eficaz para reverter a desvantagem. A vitória do Internacional fora de casa não apenas amplia sua confiança, mas também aumenta a pressão sobre o Grêmio, que precisará de uma atuação excepcional no próximo duelo para manter vivas as chances de conquistar o título estadual.
- Retomada do Carnaval de rua em Caxias é um exemplo a ser seguido
O retorno do Carnaval de rua em Caxias do Sul representa um resgate cultural essencial, reafirmando o samba como patrimônio e motor de inclusão social. Além de levar alegria à cidade, a festa movimenta a economia, gera empregos e fortalece a identidade local. O engajamento das escolas de samba e o apoio do poder público demonstram que, quando há investimento na cultura popular, toda a comunidade se beneficia. O expressivo público presente comprova que Caxias do Sul tem espaço para um Carnaval vibrante e com muitas oportunidades para expandir ainda mais. A realização da festa por lá, deve servir de inspiração, pois a festa foi planejada com antecedência, com plena participação comunitária e promovendo capacitações dos mais diversos ofícios do carnaval. Que Santa Maria possa seguir o exemplo, já que na serra também tivemos um hiato de quase uma década sem samba.
- Ata de Registro de Preços vira ferramenta de fraudadores
Em reportagem do Fantástico, deste domingo (9), o jornalista Giovani Grizotti mostra o caso de corrupção envolvendo a compra de livros didáticos em Porto Alegre que revelou uma prática alarmante de fraude em licitações públicas. A utilização de “atas de registro de preços” para manipulação de contratos, com suborno e interesses particulares, é um reflexo da falha sistêmica no controle e fiscalização de recursos públicos. A falta de ética e transparência prejudica diretamente a sociedade, que paga por serviços que não são entregues de maneira adequada. A responsabilização das partes deve ser rigorosa, não apenas para punir os culpados, mas também para restaurar a confiança da população nas instituições públicas.








