Foto: Porthus Junior/Agência RB
Na tarde desta terça-feira (1º), uma professora foi esfaqueada nas costas por três alunos na Escola Municipal de Ensino Fundamental João de Zorzi, em Caxias do Sul. Segundo a polícia, os envolvidos são dois meninos de 14 e 15 anos e uma menina de 13 anos, alunos do 7º ano. O ataque ocorreu no momento em que a professora de inglês entrava na sala de aula.
Segundo relatos dos estudantes, os dois rapazes efetuaram os golpes de faca enquanto a menina dava suporte. Eles conseguiram fugir da escola, mas logo em seguida foram capturados e apreendidos pelos policiais militares. De acordo com a escola, os três já são alunos antigos da instituição, mas nunca teriam cometido agressões anteriormente.
De acordo com a polícia, os estudantes teriam quebrado as câmeras de segurança momentos antes do ataque e alunos relataram a professores, que os envolvidos haviam comentado sobre o atentado antes da agressão.
A professora inicialmente foi elevada a UBS que fica ao lado da escola e encaminhada ao Hospital da Unimed pelo SAMU. Segundo a Secretaria Municipal da Educação (Smed), a vítima sofreu ferimentos na cabeça, pescoço e nas costas e não corre risco de morte.
O vice-diretor da escola, Gabriel Boff, relatou que os estudantes deixaram a sala de aula gritando que a professora havia sido atacada e que nesse momento o mesmo abriu os portões para que os alunos conseguissem sair. Vários se abrigam na Unidade de Saúde próxima à escola, depois do ocorrido os pais foram comunicados para buscar os filhos, que deixaram o local ainda assustados.
A socorrista Raquel Pereira, que estava em atendimento na UBS, relatou que a professora chegou à unidade consciente e tremia muito. “Eu não fiz nada para eles. Só me virei para dar aula.” disse a professora para a socorrista.
O vice-prefeito de Caxias do Sul, Edson Néspolo, afirmou que o caso pode estar relacionado a um ato de retaliação. Isso porque, na segunda-feira (31), a mãe de um dos adolescentes foi chamada à escola devido ao mau comportamento.
Em nota, a Prefeitura de Caxias do Sul, destacou que os “alunos envolvidos no episódio já vinham sendo acompanhados pela escola, e, após o ocorrido, a equipe da SMED seguirá monitorando a situação e providenciando os encaminhamentos necessários”.
As aulas da rede municipal de ensino foram suspensas nesta quarta-feira. Segundo a Secretaria de Educação, Marta Fattori, a ação é uma forma de apoiar a professora, além de oferecer suporte a comunidade escolar.
Confira a nota da Secretaria Municipal da Educação (Smed)
“A Secretaria Municipal da Educação (SMED) informa que está dando todo suporte à comunidade escolar diante do ocorrido nesta terça-feira (01.04) na EMEF João de Zorzi.
Neste momento a preocupação é com o bem-estar de estudantes e professores. A SMED informa ainda que todas as medidas estão sendo tomadas para garantir o acolhimento dos envolvidos.
O Diretor Administrativo da SMED, André da Silveira, acompanhado pelas equipes Psicossocial e CIPAVE, está na escola prestando atendimento aos profissionais da escola e aos estudantes.
Os alunos envolvidos no episódio já vinham sendo acompanhados pela escola, e, após o ocorrido, a equipe da SMED seguirá monitorando a situação e providenciando os encaminhamentos necessários.”
Por Estagiária Maria Francisca
Revisado por Clara Tesch