Reconhecido como o maior projeto de floricultura inclusiva do Brasil, o Projeto Flores para Todos chega à sua 15ª fase com trabalhos em 421 propriedades rurais e em 74 escolas do campo, localizadas em 247 municípios, de mais de 20 Estados brasileiros.
Criado em 2018, pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e executado em parceria com a Emater/RS-Ascar, o Flores para Todos engloba cinco variedades de flores: girassol, gladíolo, estátice, dália e ornithogalum. A escolha dessas flores não é aleatória. Elas foram selecionadas porque sobrevivem em condições extremas, no frio e no calor, de norte a sul do país. Além disso, as espécies selecionadas têm baixo custo de implantação, fácil manejo e alta rentabilidade.
O foco do Flores para Todos é aumentar a lucratividade do produtor e reduzir custo para o cliente. Por isso, o desafio é incentivar a venda direta ao consumidor, nas chamadas cadeias curtas de comercialização.
Atualmente é impossível falar sobre os méritos dessa integração sem citar a forte inserção de mulheres e jovens nessa atividade, que na região, correspondem a quase totalidade das propriedades produtoras de flores. Integrar a pesquisa e extensão, promovendo o desenvolvimento sustentável e a inserção social é uma tarefa diária!
Monique Chaves
Engenheira Agrônoma – Emater/RS-ASCAR
Escritório Regional Santa Maria