Na última segunda-feira, lançamos a Frente Parlamentar para tratar da situação das famílias que ocupam a área do antigo Jockey Club, com o objetivo de mediar o diálogo entre o poder público, a sociedade civil e os moradores da ocupação.
Logo na primeira reunião, conquistamos um acordo assinado pelo Secretário de Habitação Wagner Bittencourt, onde o Município de Santa Maria se compromete a solicitar a suspensão, por seis meses, da ação judicial de reintegração de posse, além de suspender todos os demais atos expropriatórios em curso.
Foi uma vitória importante, tanto para os moradores, quanto para o legislativo e o executivo. O legislativo, através da Frente Parlamentar, conseguiu ser o espaço de discussão e de acordos possíveis diante da situação. O executivo, como havíamos apelado nesta coluna na última segunda-feira, felizmente demonstrou bom senso ao aceitar o acordo. Acordo esse que, certamente, não seria conquistado sem a mobilização dos moradores, que lotaram o plenarinho da mesma maneira que lotaram a Câmara na audiência pública.
Os moradores certamente continuarão mobilizados, cientes de que só a luta pode conquistar o direito à moradia. Nós também continuaremos, enquanto mandato, mobilizados e na mesma certeza de que somente a luta permanente muda as condições de vida do nosso povo. Que nas próximas colunas possamos relatar os avanços dessa caminhada e as suas vitórias, tão bem simbolizados pelo sorriso das pequenas moradoras da ocupação.