O inverno começa oficialmente nesta sexta-feira (20) no Rio Grande do Sul, e promete dias mais frios que no ano passado. Segundo a Climatempo, a estação será marcada por variações bruscas de temperatura, com ondas de frio intenso intercaladas por períodos de aquecimento rápido.
A primeira onda de frio mais significativa é esperada para os últimos dias de junho, com possibilidade de geada ampla e até neve em algumas regiões. Em julho e agosto, madrugadas com temperaturas abaixo de 10 °C devem ser frequentes.
Mesmo com a presença mais constante do frio, a média das temperaturas deve se manter próxima da normalidade, com leve aumento na Serra Gaúcha e no Extremo Sul. Diferente de 2024, não são previstos episódios prolongados de calor.
Chuva e instabilidade
A estação começa com a formação de um ciclone extratropical próximo à costa, o que mantém o tempo instável em grande parte do estado. Há previsão de chuva forte segue, especialmente na Serra, na Região Metropolitana e no Litoral, com risco de granizo. Fortes rajadas de vento também devem atingir quase todo o Rio Grande do Sul e partes de Santa Catarina e do Paraná.