O cantor missioneiro Pedro Ortaça, de 83 anos, retorna às gravações com o lançamento da música “Pena Guarany”, marcada para esta terça-feira (5), às 18h15, no canal de YouTube do filho, Gabriel Ortaça. A obra celebra não apenas a retomada da carreira do artista, que enfrentou problemas de saúde nos últimos meses, mas também a ancestralidade dos povos indígenas e os 400 anos das Missões, que serão comemorados em 2026.
Gravada em julho na aldeia guarani do distrito de Buriti, em Santo Ângelo, e no Sítio Arqueológico de São Miguel das Missões, a música traz no título e na letra a força simbólica da resistência indígena. A composição de Vaine Darde ficou guardada por uma década no violão de Pedro, até ser musicada por Gabriel e adaptada ao estilo do pai. É também a primeira faixa do repertório do Tronco Missioneiro com acompanhamento de violino – instrumento executado remotamente por Douglas Mendes, que morreu em junho deste ano e sonhava em gravar com o artista.
O lançamento também antecede um novo reconhecimento: no dia 24 de outubro, Ortaça receberá o título de Doutor Honoris Causa pela Universidade Federal do Pampa (Unipampa), em cerimônia prevista para ocorrer em São Luiz Gonzaga. Em abril, o músico já havia sido homenageado com o mesmo título pela UFSM.
A obra e seu contexto reafirmam a relevância de Pedro Ortaça como um dos nomes fundamentais da música tradicional gaúcha e da preservação da memória missioneira no Estado.