A Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi) realizou no dia 8 de agosto uma reunião com representantes da vitivinicultura do Rio Grande do Sul em Santana do Livramento, durante o 9º Fronteira — Festival Binacional de Enogastronomia. O encontro teve como foco a aplicação dos recursos do Fundo de Desenvolvimento da Vitivinicultura (Fundovitis) para impulsionar o setor no Estado.
O secretário da Agricultura, Edivilson Brum, destacou o papel estratégico da região da Campanha na produção de vinhos e espumantes, ressaltando seu potencial de crescimento e a qualidade reconhecida dos produtos locais. Ele ressaltou a importância do planejamento e da garantia de recursos para gerar renda, empregos e valorizar a produção regional.
Outro ponto debatido foi a possível implantação de um sistema antigranizo para proteger a produção agrícola local. A Seapi informou que o Fundovitis poderá financiar estudos técnicos e de viabilidade econômica e ambiental para o projeto, com cautela para evitar desperdício de recursos.
O governo estadual está destinando R$ 44,3 milhões do Fundovitis para fomentar a vitivinicultura gaúcha, com investimentos em competitividade, modernização e promoção dos vinhos do Rio Grande do Sul nos mercados nacional e internacional. Na região da Campanha, os recursos serão aplicados em projetos integrados envolvendo produtores, cooperativas e vinícolas, com o objetivo de fortalecer toda a cadeia produtiva e consolidar a região como referência de excelência na vitivinicultura.