Uma pesquisa Ipsos-Ipec revela que 38% dos brasileiros avaliam de forma positiva os 100 primeiros dias do pontificado de Leão XIV. Do total, 14% classificaram como ótimo e 24% como bom. Outros 28% consideraram regular, enquanto 5% avaliaram como ruim ou péssimo.
O levantamento também mostra que quase um terço da população (29%) ainda não tem opinião formada sobre o novo pontífice. Segundo a diretora do instituto, Márcia Cavallari, esse índice indica que o papa segue em fase de observação e ainda tem espaço para consolidar sua imagem.
Entre os católicos, a aprovação é maior, chegando a 54%. Já entre evangélicos, apenas 22% avaliam positivamente o início de seu papado, e a taxa de indecisos é mais alta. A pesquisa ainda aponta que 45% dos brasileiros veem continuidade em relação ao papado de Francisco, enquanto apenas 9% percebem grandes mudanças.
Metade dos entrevistados acredita que Leão XIV poderá melhorar a imagem da Igreja Católica, expectativa que sobe para 62% entre os católicos. O estudo também identificou maior confiança nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste, além de apontar que apoiadores do presidente Lula demonstram mais simpatia pelo novo papa do que os eleitores de Jair Bolsonaro.