Categories: Colunas

A inteligência artificial está redefinindo o consumo

Em recente palestra online, de Daiane Quesada, gerente de indústrias da Meta, sobre o novo paradigma do varejo, a palestrante apresentou uma reflexão importante, aliás como está nosso comportamento de compra impulsionado pela inteligência artificial e pelas redes socias? Segundo a palestrante, o consumidor está em uma jornada de discoverabilidade, na qual não há mais separação entre o conteúdo que consome e aquilo que compra. A inteligência artificial impulsiona essa integração, tornando a jornada de compra mais personalizada e baseada em dados. Um levantamento da empresa de pesquisa Nodus, em 2024, mostra que 60% dos consumidores brasileiros já adquiriram produtos ou serviços após receberem ofertas personalizadas com base em seu histórico de navegação e compras. Outro dado relevante  do estudo mostra  que 78% dos brasileiros que acompanham criadores de conteúdo já compraram algum item a partir das recomendações desses influenciadores. Para a gerente, os criadores aceleram a conexão com o consumidor ao estabelecer uma relação baseada em interesses em comum. Quesada, destaca três tendências de comportamento que têm influenciado o varejo digital: 

Conexão evoluída

A interação entre marcas e consumidores está mudando. A conversa deixa de ser iniciada por texto e passa a se basear em conteúdos compartilhados, principalmente entre os mais jovens. A Geração Z lidera esse movimento, buscando conexões com pessoas que compartilham os mesmos interesses.

Cultura curada

Os consumidores têm pressa em acessar conteúdo, mas também valorizam autenticidade. Isso impulsiona uma mudança das tendências virais para as chamadas personal passions, ou paixões pessoais. O apelo massivo perde força diante da segmentação por nichos e da criatividade.

Comércio expandido 

Comprar deixou de ser um ato isolado e passou a fazer parte de uma descoberta contínua. A jornada não é mais interrompida por anúncios, mas inspirada por conteúdo relevante. Para a Geração Z, comprar e consumir se tornam experiências simultâneas.

Por fim, a executiva apontou o papel crescente da inteligência artificial nas interações de compra. Ferramentas automatizadas oferecem respostas mais rápidas e econômicas, especialmente importantes quando a agilidade é um fator decisivo.O estudo mostra que 58% dos consumidores se preocupam em não receber uma resposta, ou em receber um retorno lento após entrar em contato com uma empresa. Entre os consumidores da Geração Z, 71% afirmam não se incomodar com o uso de IA para atendimento em mensagens comerciais.

Redação enFoco

Recent Posts

Santa Maria e o desafio do calor extremo

O agravamento das mudanças climáticas tem gerado impactos significativos em todo o planeta. Oano de…

47 minutos ago

O Carnaval retoma seu espaço em Santa Maria

Nos dias 25 e 26 de outubro, o Lab Criativo, localizado na Vila Belga, será…

1 hora ago

Do Rio ao Mar: Palestina Livre

A recente interceptação da flotilha de ajuda humanitária em águas internacionais por forças de Israel…

14 horas ago

A Faixa Nova precisa de nós

Nesta quarta-feira, a Comissão Especial responsável por acompanhar o projeto de duplicação da RSC-287 realizará…

18 horas ago

Outubro Rosa: um compromisso com a saúde das mulheres de nossa cidade

Chegamos a Outubro, e com ele, o mundo se veste de rosa em uma das…

18 horas ago

“Contra o medo, escolhemos a coragem”

No dia de ontem, nossa estimada Universidade Federal de Santa Maria, uma das maiores expressões…

19 horas ago