Categories: ColunasTodos

A moda como ferramenta de inclusão social

Pensar e fazer moda para além da estética é um desafio, pois ainda há visões limitadas sobre seu conceito que a limitam apenas ao estudo e descrição de vestimentas. No entanto, ao considerar que a moda é um sistema reflexo do contexto sociocultural em que o ser humano está inserido e que é totalmente influenciado pelos aspectos sociais, culturais, políticos, econômicos, tecnológicos, naturais, é preciso refletir sobre as pautas da atualidade, entre elas, a relação entre moda e a inclusão social.

Em vista disso, parte-se do questionamento: como transformar realidades de seres humanos atípicos e com deficiências por meio do design de moda? Nesse cenário, destaca-se a extensão curricular universitária como uma parte indissociável do ensino de moda e das práticas pedagógicas. Olhar para as práticas extensionistas de moda como potência educativa e criativa de encontros sociais e culturais de diversos olhares, de acadêmicos e seres humanos com senso de propósito, com sensibilidade e afeto.

Sendo assim, o curso de Design de Moda da UFN desenvolve projetos de moda inclusiva com a participação efetiva de comunidades santa-marienses, em especial, a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Santa Maria (APAE SM). Os projetos são organizados de forma teórico-prática e têm como objetivo desenvolver ações de promoção à inclusão social adequadas ao cenário de vida de indivíduos que possuem limitações, sejam elas físicas ou cognitivas. Um desses projetos é o de moda inclusiva infantil intitulado Brincando, que tem como objetivo central criar peças de vestuário com o propósito de simplificar o ato de vestir levando em conta não somente as necessidades físicas, mas sobretudo as necessidades psicológicas de cada criança atípica ou com deficiência, sem abrir mão da estética no desenvolvimento das vestimentas. A próxima edição do projeto está prevista para o final de outubro.

Portanto, na área de design de moda é fundamental pensar em produtos de vestuário que contemplem requisitos ergonômicos para mentes e corpos diversos, pois as particularidades diferenciadas dos seres humanos devem fazer parte do vestir e ser estudadas ergonomicamente, de forma a contribuir com a melhora da qualidade de vida, bem como promover a inclusão social e a transformação de sua situação de vida através dos projetos de moda.

Outro projeto é o Além das Cores, desenvolvido através do design social como agente transformador de realidades de pessoas com deficiência múltipla e intelectual. Projeto premiado no prêmio máximo de design do país na cidade de São Paulo, em 2023. Na edição passada, os estudantes de moda junto com os atendidos da APAE SM desenvolveram estampas manuais inspiradas na Vila Belga e produziram bolsas ecobags, as quais foram desfiladas e apresentadas em um evento aberto ao público no Mercado da Vila Belga. As estampas foram digitalizadas e podem ser aplicadas em diferentes produtos a fim de gerar renda por meio da economia criativa e solidária para a APAE.

Em suma, entende-se que o desenvolvimento dos projetos promove a transformação social na vida de todos envolvidos, pois propicia uma ampliação do olhar sensível para os aspectos que vão além das técnicas e da estética da área da moda. Portanto, evidencia-se que o design de moda pode atuar na extensão como um agente transformador, inclusivo e humanizado, pois a moda inclusiva não se limita apenas à adaptação de peças e produtos para necessidades específicas, mas também abrange a expressão da individualidade e a valorização da autoestima dos seres humanos. Nesse sentido, os projetos de moda e inclusão social propõem ações desafiadoras e inovadoras e contribuem com abordagens acerca da importância da moda como uma ferramenta de inclusão social visando promover saúde, bem-estar e prazer aos sujeitos beneficiados.

Professora Carol Colpo, responsável pelos projetos de moda e inclusão social: Brincando e Além das Cores

Mariana

Recent Posts

Do Rio ao Mar: Palestina Livre

A recente interceptação da flotilha de ajuda humanitária em águas internacionais por forças de Israel…

12 horas ago

A Faixa Nova precisa de nós

Nesta quarta-feira, a Comissão Especial responsável por acompanhar o projeto de duplicação da RSC-287 realizará…

16 horas ago

Outubro Rosa: um compromisso com a saúde das mulheres de nossa cidade

Chegamos a Outubro, e com ele, o mundo se veste de rosa em uma das…

16 horas ago

“Contra o medo, escolhemos a coragem”

No dia de ontem, nossa estimada Universidade Federal de Santa Maria, uma das maiores expressões…

16 horas ago

Da rua ao plenário: o caminho de um pedido de providência até a solução

Quem vive o dia a dia da cidade sabe: muitos dos problemas que enfrentamos —…

17 horas ago

Aceitar a Velhice: Um Caminho de Sabedoria

Envelhecer é um processo natural, universal e inevitável. Apesar disso, em muitas sociedades, a velhice…

1 dia ago