A manhã de sábado (29) no Bairro Diácono João Luiz Pozzobon, em Santa Maria, foi um claro exemplo do que deve ser uma política pública. A 1ª edição do programa “Prefeitura nos Bairros”, da Prefeitura Municipal de Santa Maria, trouxe à tona a escuta ativa, o cuidado com os cidadãos e o comprometimento com a melhoria da qualidade de vida. E é exatamente esse tipo de iniciativa que acredito ser o caminho para uma cidade mais justa e integrada.
É um modelo de política pública em que a gestão municipal se aproxima de quem mais precisa, saindo dos gabinetes e indo até as comunidades. A Prefeitura não apenas levou serviços essenciais, como saúde, educação, habitação e infraestrutura, mas também proporcionou acolhimento, diálogo direto com o prefeito e a vice-prefeita, além de momentos de lazer e entretenimento para toda a família.
O Gabinete do Prefeito, montado na praça, foi um dos espaços mais procurados, e não foi à toa. Poder expor reivindicações e ver que essas demandas são ouvidas e anotadas para serem atendidas, é algo raro no cenário político atual. A verdadeira política pública precisa estar no território, no olho no olho, no toque humano, como aconteceu nesse evento.
E o mais impressionante é que, ao atender a uma gama tão ampla de necessidades — desde a saúde, com testes rápidos e vacinação, até o esporte, com atividades recreativas e práticas de ginástica para todas as idades —, o programa não deixou de lado as ações preventivas. Os atendimentos para a atualização do cadastro no SUS, a verificação de pressão arterial, a distribuição de mudas e até mesmo os brinquedos infláveis para as crianças. Uma ação completa de bem-estar e lazer.
A integração das secretarias municipais no evento foi outro ponto que me chamou a atenção. Houve uma articulação entre diversas áreas da gestão, garantindo que os moradores tivessem acesso a serviços variados e essenciais em um único local. A Secretaria de Desenvolvimento Social e a Secretaria de Habitação foram fundamentais ao trazer soluções para questões de emprego, moradia e regularização de imóveis, algo importante em um bairro com mais de 3 mil residências, como é o caso do Diácono João Luiz Pozzobon.
O “Prefeitura nos Bairros” foi um exemplo claro de que a política pública precisa ser inclusiva, acessível e, principalmente, sensível ao que as pessoas realmente precisam. Espero que essa primeira edição seja apenas o começo de um movimento mais amplo, que se espalhe por todos os bairros de Santa Maria. E, ao ver o sorriso nos rostos das pessoas e ouvir suas histórias durante o evento, fico com a certeza de que estamos no caminho certo. Que venham mais edições e Santa Maria seja exemplo!
O evento deve gerar negócios entre fornecedores e compradores do setor No dia 7 de…
Hoje, Santa Maria amanheceu mais silenciosa.Hoje, o céu recebeu um verdadeiro guerreiro.Hoje, nos despedimos do…
Começa a circular nesta sexta-feira uma nova moeda comemorativa de R$ 1 em homenagem aos…
A semana começa com a celebração da cultura, da música e da memória na Quarta…
A semana inicia com a influência de um ciclone extratropical de grandes dimensões que se…
Na manhã do dia 15/07, famílias indígenas Kaingang, em um total de cerca de 30…