O adolescente acusado de ter cometido um ataque que resultou na morte de um aluno e deixou outros feridos na Escola Municipal Maria Nascimento Giacomazzi, em Estação, no Norte do Rio Grande do Sul, prestou depoimento à Justiça na quarta-feira (30). A audiência foi conduzida pela juíza Dolores Kramer, da 2ª Vara Judicial de Getúlio Vargas.
O jovem responde por atos infracionais análogos a homicídio qualificado e a cinco tentativas de homicídio qualificado. Ele segue internado.
As audiências iniciaram na terça-feira (29), quando 16 testemunhas de acusação foram ouvidas, incluindo uma das vítimas, a professora, além de pais de estudantes envolvidos no ataque. No segundo dia, além do adolescente, foram ouvidas quatro testemunhas de defesa.
Com o encerramento da fase de instrução, abre-se agora o prazo para as alegações finais do Ministério Público e da defesa, seguido do julgamento. Conforme o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), todo o processo deve ser concluído em até 45 dias desde a internação do acusado.
Relembre o caso
O ataque ocorreu na manhã de 8 de julho, quando o adolescente entrou na escola alegando que entregaria um currículo e pediu para usar o banheiro. Em seguida, invadiu uma sala de aula armado com uma faca e atacou as crianças e a professora, que ficou ferida ao tentar proteger os alunos. Ele também teria acionado bombinhas durante a ação.
O ataque resultou na morte de um estudante e deixou feridos. As investigações da Polícia Civil foram concluídas no início de julho.