Categories: Colunas

Agora Tem Especialistas: um passo necessário para fortalecer o SUS

O programa Agora Tem Especialistas, lançado pelo Governo Federal, do presidente Lula, por meio do Ministério da Saúde, representa uma das mais relevantes ações de fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS) nos últimos anos. Seu principal objetivo é reduzir o tempo de espera por atendimentos especializados, um dos maiores gargalos enfrentados por milhões de brasileiros na rede pública de saúde.

A iniciativa faz parte das estratégias da Secretaria de Atenção Especializada à Saúde (SAES) e propõe uma abordagem abrangente e estruturada. Entre as ações previstas estão a ampliação dos mutirões de atendimento, o uso de unidades móveis de saúde, a aquisição de transporte sanitário e o fortalecimento da Telessaúde. Todas essas medidas visam garantir mais agilidade, eficiência e equidade no acesso à saúde especializada, especialmente em regiões onde a presença de especialistas é escassa ou inexistente.

Um exemplo concreto do impacto desse programa pôde ser visto no último sábado, 5 de julho, com a realização do Mutirão do Agora Tem Especialistas, durante o chamado Dia E – Ebserh em Ação. A expectativa inicial era de 10,3 mil atendimentos em 45 hospitais universitários federais 100% SUS. No entanto, a meta foi superada, com 12,4 mil atendimentos realizados em um único dia, em 36 municípios de todas as regiões do país.

Ao todo, foram feitos 10.160 exames, 1.244 consultas especializadas e 1.060 cirurgias eletivas. Mais de dois mil profissionais — entre médicos, professores, residentes, estudantes de graduação e demais trabalhadores da saúde da Rede Ebserh — participaram da ação, que priorizou áreas críticas para o SUS, como oncologia, cardiologia, ortopedia, oftalmologia e saúde da mulher. Entre os procedimentos ofertados estavam exames de imagem (radiologia, ressonância, tomografia, mamografia etc.), endoscopias, biópsias e cirurgias de média e alta complexidade.

Aqui em Santa Maria, o Hospital Universitário de Santa Maria (HUSM), da UFSM, vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), também participou do Dia E e realizou, aqui na cidade, 163 atendimentos via SUS. A iniciativa foi um esforço coordenado, com a realização simultânea de cirurgias eletivas, consultas, exames diagnósticos e procedimentos terapêuticos, contribuindo diretamente para a diminuição das filas e o acesso mais célere a serviços especializados de saúde na região.

No mesmo dia, participei pela manhã de um importante encontro para debater esse programa tão relevante do governo federal, liderado pelo nosso presidente Lula. Durante a reunião com o diretor-presidente do Grupo Hospitalar Conceição, Gilberto Barrichello, pude conhecer mais de perto o funcionamento do programa e compreender como essa política pública está sendo colocada em prática em diferentes regiões do país.

O Agora Tem Especialistas demonstra, na prática, como políticas públicas bem estruturadas e integradas ao sistema público de saúde podem oferecer respostas concretas às demandas da população, fortalecendo o SUS e promovendo mais justiça social por meio do cuidado com a vida.

Ana

Recent Posts

Reaproveitar antes de leiloar: quando o descarte custa caro demais

Muitas vezes, ao visitar escolas, postos de saúde e equipamentos da assistência social, ouço o…

15 horas ago

Câmara de Santa Maria aprova fim da exigência de doação de áreas em desmembramentos de terrenos

Na sessão desta quinta-feira (10), a Câmara de Vereadores de Santa Maria aprovou o Projeto…

16 horas ago

Solidariedade em clima junino: Arraiá do Partido Novo arrecada doações para o Brechocão neste domingo

Neste domingo, dia 13 de julho, o clima de festa junina vai se misturar com…

17 horas ago

Férias escolares: tempo de descanso, mas também de atenção!

Julho chegou e, com ele, as férias escolares, tão esperadas pela criançada. É tempo de…

19 horas ago

Recanto Maestro: Decisão Judicial Surpreende Comunidade e Reacende Conflito Entre Municípios

Uma decisão judicial movimentou a região da Quarta Colônia nesta semana. A juíza Rosangela Maria…

21 horas ago

Como a cultura pop influencia a moda: De séries e animes às passarelas

Por Anna Clara Tesche  Já se foi o tempo em que vestir uma camiseta com…

2 dias ago