Categories: Colunas

Ao lado dos servidores na luta contra a retirada de direitos

Para nós, o cenário atual é alarmante, mas muito claro. O que temos visto em Santa Maria é a continuação de um governo que fez uma gastança desordenada para garantir a vitória nas eleições de 2024, gerando um desequilíbrio orçamentário grave. Prova disso é que o orçamento de 2025 chegou para apreciação da Câmara de Vereadores com um déficit de R$ 90 milhões. 

Agora, em uma tentativa de equilibrar as contas, esse mesmo governo está encaminhando projetos que representam a retirada de direitos essenciais conquistados pelos nossos servidores municipais, incluindo uma reforma previdenciária e mudanças no plano de carreira. Não podemos aceitar esse remédio amargo como solução!

A situação da previdência dos servidores está em risco, e a mobilização da categoria é mais do que necessária. A contratação dos concursados que estão aguardando para integrar o quadro é um compromisso que temos defendido. Essa medida é fundamental para equilibrar as contas públicas e garantir a continuidade dos serviços prestados à população. A falta de servidores efetivos só aumenta o déficit previdenciário e prejudica a qualidade do atendimento à comunidade.

Neste contexto, o Sinprosm (Sindicato dos Professores Municipais de Santa Maria) convoca todos os servidores públicos municipais, professores e professoras, ativos e inativos, a participarem de um grande ato de mobilização no dia 1º de abril, às 9h, na Praça Saldanha Marinho. O ato será um momento importante para mostrar a força da categoria contra a tentativa de retirada de direitos, com foco na reforma previdenciária e nas alterações no plano de carreira. 

Após o ato, o movimento se deslocará em caminhada pela Rua Venâncio Aires até a frente do Centro Administrativo Municipal, com parada em frente ao prédio onde funciona o Instituto de Previdência dos Servidores (Ipassp-SM), um dos principais alvos dessa reforma. Às 14h30, haverá uma nova concentração em frente à Câmara de Vereadores, onde os servidores estarão pressionando para que seus direitos sejam respeitados.

Não podemos permitir que as mudanças no plano de carreira e na previdência prejudiquem a qualidade de vida e a aposentadoria dos servidores. A união e a mobilização são fundamentais para que os retrocessos não sejam concretizados.

Lembramos que, se não houver mobilização, depois da retirada dos direitos será muito mais difícil reverter a situação. Já aprendemos, com a privatização da Corsan/Aegea, que a falta de mobilização popular levou a um grande prejuízo para a população, com os abusos que estamos vendo agora e a queda na qualidade de um serviço essencial. Agora, mais do que nunca, é hora de agir.

Estamos juntos nessa luta ao lado dos servidores e servidoras municipais! Nenhum direito a menos! Vamos à luta!

Redação enFoco

Recent Posts

BELEZA QUE INSPIRA ATITUDE

Conheça Ezekiel Dall´Bello, o Mister Rio Grande do Sul CNB para além das passarelas Por…

6 horas ago

Como montar um contrato empresarial realmente seguro

Um guia simples e prático para proteger e expandir seu negócio  Quando se fala em…

10 horas ago

Representantes de 26 municípios da região participam do Transformar Juntos RS em Porto Alegre

O Sebrae RS promove, no dia 9 de dezembro de 2025, na Fecomércio, em Porto…

10 horas ago

Vermelho Vivo e Doce: é tempo de melancia gaúcha!

A chegada do verão, com seu calor que abraça a terra, anuncia também a safra…

10 horas ago

Magia toma conta do Centro de Santa Maria com primeiro cortejo natalino de 2025

Fotos: Samuel Marques / PMSMRonald Mendes / Divulgação A manhã deste sábado (6) trouxe um…

1 dia ago

Justiça Climática: resolução histórica ou mais um documento que corre risco de virar fantasia?

O Conama aprovou algo que, à primeira vista, soa como um divisor de águas: uma…

1 dia ago