redacao@revistaenfoco.com.br

Aparte 13/02

Coluna Aparte

Reinaldo Guidolin

  • No centro da polêmica pela segunda vez

O município de Dilermando de Aguiar, localizado na Região Central, voltou a ser notícia na imprensa devido a questões de igualdade racial. Para quem não lembra, o prefeito do município, Claiton Ilha (MDB), tentou, sem sucesso, transferir o feriado nacional do dia 20 de novembro para o dia 23, alegando não ver racismo na cidade. Contudo, na época o Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul (TJRS), proferiu decisão que manteve o feriado na data correta. A polêmica do momento aconteceu na sessão plenária ordinária da Câmara de Vereadores, realizada nesta quarta-feira (12), num placar de 5 a 4, os vereadores rejeitaram o projeto que autorizava a criação da Secretaria da Igualdade Racial, Cultura e Turismo. A justificativa principal dos vereadores que se opõem ao projeto foi de que ele representaria aumento de gastos aos cofres públicos.

  • Retorno às salas de aula

A promoção da igualdade racial é um tema trabalhado pelos professores nas escolas do município, entretanto, talvez se faça necessário que os agentes públicos retornem aos bancos escolares para se atualizarem sobre o assunto. Todos os políticos, sem exceção, afirmam não serem racistas e não nos cabe duvidar disso. No entanto, é preciso que eles demonstrem esse posicionamento em ações voltadas à comunidade, através de políticas públicas e investimentos que atendam a população negra e parda.

  • Suspeita de Propina

A Polícia Federal deflagrou nesta quinta-feira (13) uma operação sobre desvio de dinheiro público federal de emendas parlamentares. Os mandados foram autorizados pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Flávio Dino. A investigação envolve emendas destinadas pelo deputado Afonso Motta (PDT-RS) ao Hospital Ana Nery, de Santa Cruz do Sul (RS). A decisão assinada por Flávio Dino afirma que a representação da PF descreve o esquema criminoso “ao longo de mais de 100 páginas”, incluindo prints de conversas e o tal “contrato da propina”.

  • Organização Criminosa de acordo com a PF

Segundo a investigação, o grupo agia para destinar emendas parlamentares e, em troca, cobrava um percentual dos valores repassados, cerca de 6%. Na prática, segundo as investigações, a cada valor destinado pelo parlamentar, entre as emendas investigadas, era cobrada uma espécie de pedágio entre o lobista e o chefe de gabinete do deputado. Olhando as imagens da operação, é impressionante os volumes expressivos de dinheiro guardados na casa de um dos envolvidos, assim como o fato de que havia aparelhos celulares escondidos no forro, com tudo isso, justifica-se a gravidade dos fatos e a motivação do STF em autorizar a operação “EmendaFest”. Segundo fontes da polícia e do judiciário, outras operações envolvendo emendas parlamentares devem acontecer nos próximos dias. Cada vez mais justifica-se o rigor pela transparência no uso deste recurso público que é de todos nós.

  • Termina nesta sexta solicitação de vagas e transferências na Educação Infantil

A Secretaria de Município da Educação (SMEd), reforça que se encerra nesta sexta-feira (14) o prazo para solicitar vagas e transferência escolar na etapa Educação Infantil (creche). Para a inscrição (pedido de vaga), o sistema online fica aberto até às 23h59min desta sexta-feira. As solicitações de vaga devem ser feitas no site do Executivo Municipal. Também podem ser feitas na Central de Matrículas. Já os pedidos de transferência devem ser realizados de forma presencial na Central de Matrículas (Rua Serafim Valandro, 369, Bairro Nossa Senhora do Rosário), das 8h ao meio-dia, e das 13h30min às 17h30min. Dúvidas podem ser encaminhadas para o endereço eletrônico matriculas.santamaria@gmail.com ou pelos telefones (55) 3174-1511, opção 2, ou (55) 98419-8417, ou (55) 98454-9250.

  • Nova lista

As novas listas de designação escolar e de espera serão divulgadas no dia 21 de fevereiro, no site da Prefeitura. De 24 a 28 de fevereiro, ocorre a nova rodada de efetivação de matrículas, diretamente na escola para qual a criança foi designada.

  • Alinhando a segurança da Calourada 

A Secretaria de Segurança e Ordem Pública realizou, nesta quinta-feira (13), uma reunião com órgãos de segurança para traçar o planejamento estratégico da segurança e da fiscalização da Calourada do primeiro semestre de 2025, que ocorrerá nos dias 10, 11 e 12 de março, na Gare. A reunião ocorreu no Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp), e teve como objetivo alinhar a integração entre as forças de segurança pública em prol de uma festa segura e monitorada. A tradicional festa dos calouros reuniu quase 150 mil pessoas nas últimas quatro edições realizadas na Gare. Em 2023, ano de estreia da Calourada em seu novo formato, houve cerca de 100 mil pessoas festejando nas duas edições. Já em 2024, a Calourada recebeu um público de cerca de 30 mil pessoas no primeiro semestre, e 15,3 mil no segundo, momento em que o evento passou a ter três dias.

Redação enFoco

Todas colunas

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicidade:

Sobre:

Sobre nós

Serviços

Empresas

E+:

Política de privacidade

Anuncie conosco

Suporte ao usuário

Trabalhe conosco

Contato:

© 2024 Criado com 🤍 por Grupo Êxito