Foto: Rafa Marin/Ascom Polícia Penal
Seis presos da Penitenciária Modulada Estadual de Charqueadas (PMEC) confeccionaram, de forma totalmente artesanal, 250 ecobags distribuídas aos participantes do I Encontro Estadual de Enfrentamento ao Racismo no Sistema Prisional do Rio Grande do Sul, realizado na última quinta-feira (11), em Porto Alegre. A ação faz parte das iniciativas de trabalho prisional incentivadas pela Polícia Penal e pela Secretaria de Sistemas Penal e Socioeducativo (SSPS).
As bolsas foram produzidas na oficina de costura instalada na unidade prisional, a partir de uma demanda do Departamento de Políticas Penais (DPP), com apoio do Departamento de Tratamento Penal (DTP). Além de simbolizar a sustentabilidade, o projeto buscou unir a reflexão sobre o enfrentamento ao racismo com a proposta de ressocialização dos apenados, oferecendo aprendizado, qualificação e perspectivas de geração de renda.
A atividade foi coordenada pela técnica superior penitenciária Maria Eduarda da Silva, que também promoveu uma oficina sobre enfrentamento ao racismo com os participantes. Pela legislação, os presos envolvidos têm direito à remição de pena — um dia a menos a cada três dias de trabalho, conforme a Lei de Execuções Penais.
O trabalho prisional tem sido ampliado no Rio Grande do Sul. Segundo dados da Polícia Penal, o estado conta atualmente com 114 estabelecimentos prisionais e, em julho, cerca de 15 mil dos 50 mil apenados estavam inseridos em atividades laborais dentro ou fora das unidades. Para o delegado da 9ª Delegacia Penitenciária Regional, Ângelo Larger Carneiro, experiências como a de Charqueadas são fundamentais por aliarem qualificação e oportunidades de reinserção social.
Por: Camille Moraes
A recente interceptação da flotilha de ajuda humanitária em águas internacionais por forças de Israel…
Nesta quarta-feira, a Comissão Especial responsável por acompanhar o projeto de duplicação da RSC-287 realizará…
Chegamos a Outubro, e com ele, o mundo se veste de rosa em uma das…
No dia de ontem, nossa estimada Universidade Federal de Santa Maria, uma das maiores expressões…
Quem vive o dia a dia da cidade sabe: muitos dos problemas que enfrentamos —…
Envelhecer é um processo natural, universal e inevitável. Apesar disso, em muitas sociedades, a velhice…