A Mathesis oferece atendimento especializado em psicopedagogia, educação especial e apoio escolar para todas as idades
Por Mariana Rodrigues
Em meio a agitação da Rua do Acampamento, em Santa Maria, está a Mathesis clínica de aprendizagem interdisciplinar. O lugar não é apenas um espaço para quem enfrenta dificuldades de aprendizagem é um refúgio onde crianças, jovens, adultos e idosos encontram um olhar atento, empático e, sobretudo, humano.
Fundado com a missão de somar conhecimento, multiplicar o aprender e dividir sabedoria, a Mathesis conta com uma equipe de três profissionais apaixonadas pelo que fazem. A idealizadora do projeto, Janice Bertoldo, atua nas áreas de psicopedagogia e pedagogia. Com o tempo, ela foi acompanhada por Michele Pereira, educadora especial e neuropsicopedagoga, e Andrieli Pereira, educadora especial e psicopedagoga. Juntas, transformam a clínica em um espaço onde o aprendizado deixa de ser um obstáculo para se tornar uma conquista diária, um lugar que respeita e valoriza a singularidade de cada indivíduo.
“Nosso foco está na escuta atenta, na compreensão do sujeito em sua totalidade e na construção de estratégias que realmente façam sentido para sua trajetória”, explica Michele.
Quando aprender se torna um desafio
Dificuldades de aprendizagem podem surgir nos primeiros anos escolares e se manifestar de várias formas: dificuldades em ler, escrever, entender matemática, manter a atenção, organizar-se ou se comunicar. Também podem aparecer atrasos na fala, baixa coordenação motora e rendimento escolar. Nesses casos, é essencial uma avaliação que vá além das notas, observando comportamento, emoções e relações.
A clínica também acolhe adolescentes, adultos e idosos com dificuldades cognitivas, emocionais ou acadêmicas. Oferece avaliação psicopedagógica, organização da rotina de estudos e acompanhamento individualizado, seja para quem está no Ensino Médio, Superior ou se preparando para vestibulares e concursos.
Casos como dislexia, TDAH, TEA e outros transtornos de aprendizagem recebem acompanhamento especializado. O trabalho com pessoas com deficiência ou Altas Habilidades é feito da Educação Infantil ao Ensino Superior, com estratégias adaptadas às necessidades de cada um. É nesse ponto que o atendimento interdisciplinar e personalizado da Mathesis faz a diferença.
O primeiro passo
O processo começa com uma avaliação inicial, realizada com base em protocolos validados, somados à observação clínica e entrevistas com a família, escola e outros profissionais. Isso serve para identificar dificuldades e compreender todo o universo do paciente.
Após a avaliação, há sempre uma devolutiva aos familiares, com orientações orais e escritas, que ajudam a família a entender as demandas apresentadas e a se envolver no processo de apoio e intervenção. Quando necessário, é elaborado um plano terapêutico personalizado, focado nas dificuldades específicas, que pode incluir atividades lúdicas, adaptações de materiais, uso de tecnologias educativas e reforço positivo.
“Como mãe, e diante da grande sensibilidade e diferentes realidades familiares, eu busquei uma formação complementar, em Educação Parental, que está em andamento, para auxiliar nos processos vivenciais das famílias”, comenta Andrieli.
Um trabalho em rede
Além do apoio pedagógico voltado para alfabetização, reforço escolar e acompanhamento individualizado dos estudos, a Mathesis também realiza orientação para famílias e escolas, por meio de palestras, oficinas e workshops. Assim elas promovem um trabalho em rede com todos os envolvidos no processo educativo. Quando necessário, é feita a adaptação curricular do estudante, com a elaboração de um Plano de Ensino Individualizado, que respeita as necessidades específicas de cada aluno e favorece uma aprendizagem mais eficaz e inclusiva.
Os resultados não se medem por boletins, mas pelo resgate da autonomia e do prazer em aprender.“O retorno que mais nos emociona é aquele que demonstra o progresso real do paciente. Quando ele conquista autonomia, resgata a autoestima e passa a se sentir capaz de aprender”, diz Michele. E Janice completa: “Uma aprovação por mérito e direito, com aprendizagem significativa, e não apenas o ‘passar de ano’, é superação!”.
Fotos: Samuel Marques / PMSMRonald Mendes / Divulgação A manhã deste sábado (6) trouxe um…
O Conama aprovou algo que, à primeira vista, soa como um divisor de águas: uma…
Entre outubro e dezembro de 2019, a comunidade científica meteorológica divulgoumundialmente um evento impressionante. Nesse…
A arte de diagnosticar um animal é, antes de tudo, um exercício profundo de escuta,…
Não sei você, mas todo ano eu fico com a sensação de que piscamos e,…
Por: Amanda Borin A Prefeitura de Santa Maria realiza, no dia 14 de dezembro, a…