Por Reinaldo Guidolin
O Datafolha divulgou, nesta sexta-feira (14), uma pesquisa que trás a avaliação do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). O trabalho do presidente é aprovado por 24% dos brasileiros, enquanto que 41% dos entrevistados reprovam a gestão petista. Cerca de 32% dos brasileiros consideram o governo como regular e 2% não souberam responder.
Se compararmos com a pesquisa anterior, divulgada em dezembro, o cenário mostra queda da aprovação e aumento da reprovação. A aprovação teve queda de 11 pontos percentuais em dois meses, passando de 35% para 24%. Já a desaprovação subiu 7 pontos percentuais, saltando de 34% para 41%.
- Ótimo/Bom: 24% (35% em dezembro)
- Ruim/Péssimo: 41% (34% em dezembro)
- Regular: 32% (29% em dezembro)
- Não sabem: 2% (1% em dezembro)
A pesquisa Datafolha foi realizada, presencialmente, em 10 e 11 de fevereiro, com 2.007 pessoas de 16 anos ou mais em 113 cidades. A margem de erro é de 2 pontos percentuais para mais ou para menos.
O levantamento mostra que governo vive o seu pior momento de avaliação em dois anos. A pesquisa vem após o governo sofrer com a crise da Pix e ver a inflação dos alimentos disparar.
O anúncio de uma maior fiscalização para movimentações acima de R$ 5 mil para pessoas físicas e R$ 15 mil para empresas gerou uma onda de desinformação, que fez o governo rever a medida e trocar o ministro da Secretaria de Comunicação Social, o deputado federal Paulo Pimenta (PT-RS).
No combate a inflação dos alimentos, o governo chegou a falar em medidas, que passariam por reduzir o imposto de importação para alimentos em alta, mas assustou o mercado com a possibilidade de uma intervenção. A declaração de Lula, que sugeriu que a população deixe de comprar produtos que estejam muito caros, também gerou memes e reclamações nas redes sociais.
A essa altura de seu governo, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), principal opositor de Lula, tinha desaprovação semelhante, com desaprovação de 40%, mas a aprovação era de 31%.