Audiência Pública discute Plano Intermunicipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos em Santa Maria

Por Anna Clara Tesche

Na manhã desta Terça-feira (11), a Prefeitura de Santa Maria sediou a audiência pública do Plano Intermunicipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos (PIGIRS) no LabCriativo, localizado no Mercado da Vila Belga. O evento reuniu representantes dos 32 municípios que integram o Consórcio Intermunicipal da Região Centro (CIRC) para discutir a situação dos resíduos sólidos urbanos e apresentar soluções para sua gestão.

Diagnóstico e Propostas para o Futuro

Durante a audiência, Paulo Pithon, coordenador e líder do projeto de estruturação da concessão PPP de resíduos sólidos do CIRC, destacou que o Plano Intermunicipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos (PIGIRS) foi elaborado com base em consultas aos servidores das áreas ambientais de cada município. O diagnóstico atual revela que 85% da coleta realizada nos municípios ainda é de resíduos mistos e apenas 33% da coleta é seletiva, sendo que apenas 1,1% deste volume é realmente aproveitado. “Com esse plano intermunicipal, atualizamos todos os municípios, garantindo a legalidade conforme a legislação federal”, afirmou Pithon.

O projeto também prevê a estruturação de uma concessão público-privada para a gestão dos resíduos, podendo envolver uma ou mais empresas na execução dos serviços. O edital está previsto para ser lançado no início do próximo ano. “Não se trata de uma privatização, mas sim de uma parceria para melhorar a gestão dos resíduos, desde a coleta até a destinação final”, explicou o coordenador.

Impacto para as Cidades Menores

Para os municípios menores, a integração ao plano representa avanços significativos. Ana Cristina da Fonseca Ziegler, fiscal ambiental da cidade de Quevedos, ressaltou a importância da nova gestão. “Atualmente, o recolhimento do lixo é feito pelo próprio município. Com essa nova gestão, teremos uma destinação mais adequada e maior educação ambiental para a população”, afirmou.

Liderança Regional e Consciência Ambiental

Rodrigo Decimo, Prefeito de Santa Maria, destacou o protagonismo do município no projeto. “Santa Maria assume seu papel de grande porte na região. Temos um compromisso ambiental e queremos liderar processos como esse, que trarão avanços significativos para a gestão de resíduos”, declarou.

A audiência também ressaltou a importância da participação da população na preservação do meio ambiente e da educação ambiental. Entre os desafios citados, foram abordados os impactos dos resíduos sólidos nas enchentes, especialmente nos rios e mares. O evento foi transmitido ao vivo pelo YouTube e segue disponível para consulta. 

Redação enFoco

Recent Posts

Lei e Ordem: o que está em jogo no Brasil de hoje?

Vivemos um momento delicado no Brasil. Enquanto milhões de brasileiros clamam por segurança, justiça e…

15 horas ago

Você sabe quanto vai receber quando se aposentar?

Muito se discute sobre estabilidade financeira após a aposentadoria. Essa pauta, que por muito tempo…

17 horas ago

O Charme dos Imperfeitos

por Roberta Machado Oi, Gente! E aí, gostaram da coluna em formato de vídeo?  Hoje…

17 horas ago

PDT avança na região central com unidade e diálogo

Na noite de quinta-feira, 07 de agosto, participei de mais um importante encontro regional do…

21 horas ago

Reconstruir pontes é reconstruir a vida nos distritos de Santa Maria

Por Valdir Oliveira As pontes que ligam comunidades não são apenas estruturas de concreto ou…

21 horas ago

Quinta onda de frio chega ao RS

Uma nova massa de ar polar atinge o Rio Grande do Sul a partir desta…

21 horas ago