Categories: Colunas

Autismo e Potencial:  A história que inspira o futuro

Uma sociedade verdadeiramente inclusiva é aquela que enxerga além dos rótulos e reconhece as potencialidades únicas de cada indivíduo. Entre tantos exemplos que merecem ser exaltados, quero destacar a trajetória de Natâmi Nakano, jovem autista que, aos 21 anos, tornou-se a primeira pessoa com Transtorno do Espectro Autista (TEA), a se formar em Medicina pela Universidade Estadual de Maringá (UEM), no Paraná.

Natâmi é prova viva de que o autismo não limita sonhos. Sua conquista representa uma vitória coletiva. Das famílias, dos educadores e de todos, que assim como nós, acreditam na inclusão. Com apoio e respeito, as pessoas autistas mostram talentos extraordinários como raciocínio lógico apurado, criatividade, memória diferenciada e um olhar sensível e único sobre o mundo.

Como vereador de Santa Maria, tenho trabalhado para que nosso município avance em políticas públicas que respeitem as particularidades do TEA. Apresentei o Projeto de Lei nº 9.943/2025, que propõe a criação de salas de espera multissensoriais em hospitais e unidades de saúde, espaços pensados para reduzir o estresse sensorial durante os atendimentos.

Também protocolei o Projeto de Lei nº 9.898/2025, que desobriga o uso de uniforme escolar por pessoas com TEA quando o tecido ou o modelo for incompatível com suas sensibilidades. Ainda, o Projeto de Lei nº 9.897/2025 assegura o direito ao porte de alimentos e utensílios pessoais em espaços públicos e privados, respeitando as necessidades alimentares e sensoriais. E o Projeto de Lei nº 9.894/2025, que garante prioridade na matrícula escolar em escolas próximas à residência ou local de trabalho dos responsáveis.

Esses projetos refletem o que acredito, inclusão de verdade exige ação concreta. A história da Natâmi nos mostra que, com oportunidade, as pessoas autistas podem e devem ocupar todos os espaços, inclusive as universidades, os serviços de saúde e o mercado de trabalho.

Que o exemplo dela inspire Santa Maria a seguir firme no caminho da empatia, do acolhimento e da justiça social. O futuro é inclusivo e o autismo faz parte dele. 

Fort abraço!

Ana

Recent Posts

Quando o lixo transborda: o peso coletivo da irresponsabilidade individual.

Imagine acordar com a água invadindo sua casa, seus móveis boiando, sua rua intransitável. Imagine…

30 minutos ago

BELEZA DE VIVER: Um manifesto íntimo sobre o que realmente importa

Sempre fui apaixonada pela beleza. Mas não aquela que grita, que tenta chamar  atenção a…

17 horas ago

Não ao fim da ESF Santos: a saúde da comunidade não pode esperar

As péssimas condições estruturais da atual sede da Estratégia Saúde da Família (ESF) Santos, localizada…

24 horas ago

Campanha do Agosto Lilás leva conscientização sobre violência contra a mulher aos ônibus urbanos

A Secretaria de Esportes e Desenvolvimento Social, por meio da Coordenadoria da Mulher e do…

2 dias ago

Vigilância encontra fezes de ratos em depósito de chocolates e interdita loja no Centro de Porto Alegre

A Vigilância de Alimentos da Secretaria Municipal de Saúde interditou, nesta quinta-feira (24), uma loja…

2 dias ago

Volksfest 2025 celebra tradição, retomada econômica e força do povo de Agudo

Agudo se prepara para a 34ª edição da Volksfest, que ocorrerá de 24 a 27…

2 dias ago