Nesta quinta-feira, em meio a uma sessão plenária marcada por intensas articulações, conseguimos aprovar dois importantes programas de minha autoria. Um deles é a Campanha dos Direitos Trabalhistas e Sociais, voltada a orientar trabalhadores, aposentados e a comunidade sobre seus direitos. O outro é o Programa Carrega Santa Maria, que autoriza a implantação de pontos de recarga para veículos elétricos em áreas públicas, em parceria com o setor privado. A aprovação desses projetos sinaliza que podemos construir e avançar mesmo enquanto defendemos com firmeza direitos já conquistados.
Entretanto, não podemos ignorar a contradição trazida pela tentativa do Executivo de, de última hora e em sessão extraordinária, colocar em votação uma proposta de empréstimo ou parcelamento do décimo terceiro dos servidores no Banrisul. Essa medida não só contraria a necessidade de tempo para discussão adequada, mas também quebra a promessa do próprio Executivo de que projetos dessa natureza não seriam apresentados “a toque de caixa”.
É nesse cenário que a resiliência dos servidores e suas representações sindicais, que se mantêm em vigília constante na Câmara, e a postura firme da bancada de oposição, que se retirou da sessão para impedir que houvesse quórum para votação, mostram a importância da união e da resistência. Ambos são exemplos de que, diante de tentativas de retrocesso, a vigilância e a defesa dos direitos são essenciais para garantir que nossa cidade avance de forma justa e transparente.
Sigamos fortes, unidos e vigilantes.
Nenhum direito a menos.








