Categories: ColunasTodos

Beleza de Viver: O valor de se bastar

Algumas das melhores companhias que já tive foram comigo mesma.

Adoro estar com pessoas, fazer festas, trocar conversas, curtir o agito. Mas aprendi cedo – muito cedo – que a minha própria companhia é um lugar seguro, generoso e, muitas vezes, insubstituível. Minha mãe contava que, aos quatro anos, eu já tomava banho sozinha e escolhia minhas próprias roupas. Desde então, essa independência só se fortaleceu.

Sou o tipo de mulher que entra sozinha numa cafeteria e se sente plenamente à vontade. Faço isso com frequência. Nunca deixo de ir a um lugar por falta de companhia – muitas vezes, inclusive, prefiro ir só, para saborear meu próprio ritmo. Viajava sozinha para garimpar peças para a I Love Lusho ou participar de cursos em outras cidades. E, nessas ocasiões, sempre aproveitei para explorar restaurantes, descobrir cafeterias, brindar com uma taça de espumante… sempre na minha própria companhia.

Vou a eventos desacompanhada, sabendo que encontrarei pessoas queridas e, no meio das conversas, percebo que não precisei de ninguém para me encorajar a estar ali. Essa autonomia é, para mim, liberdade.

Também amo meus dias de recolhimento em casa: um livro nas mãos, um filme, um estudo, um vinho, ou simplesmente o silêncio. Esses momentos não são um luxo: são um cuidado essencial. Pelo menos uma vez por semana, busco essa pausa para recarregar minhas forças, reconectar-me com a minha essência e organizar meus pensamentos.

Se bastar não é se fechar ao mundo. É ter autonomia emocional. É saber que, sozinha ou acompanhada, você é inteira. É sentir-se completa o suficiente para não depender de uma plateia e, justamente por isso, atrair presenças mais leves e relações mais verdadeiras.

Quem aprende a se bastar… nunca aceita menos do que merece.

E você, já descobriu o prazer de estar na sua própria companhia?

Com alma, beleza e propósito,
Mariane Verardi

Mariana

View Comments

  • Ótima reflexão! Mesmo nós nos bastando temos que achar tempo, no meio da agenda lotada, para estar "apenas" na nossa companhia! Como isso faz falta para quem já conseguiu descobrir a arte e o prazer de estar pelos menos umas horas nessa solitude, que na verdade é onde nos tornamos mais completos, por meios de devaneios e conversas com os nossos sentimentos ! Brium brinde a nossa própria companhia.!

Recent Posts

BELEZA QUE INSPIRA ATITUDE

Conheça Ezekiel Dall´Bello, o Mister Rio Grande do Sul CNB para além das passarelas Por…

1 hora ago

Como montar um contrato empresarial realmente seguro

Um guia simples e prático para proteger e expandir seu negócio  Quando se fala em…

5 horas ago

Representantes de 26 municípios da região participam do Transformar Juntos RS em Porto Alegre

O Sebrae RS promove, no dia 9 de dezembro de 2025, na Fecomércio, em Porto…

5 horas ago

Vermelho Vivo e Doce: é tempo de melancia gaúcha!

A chegada do verão, com seu calor que abraça a terra, anuncia também a safra…

6 horas ago

Magia toma conta do Centro de Santa Maria com primeiro cortejo natalino de 2025

Fotos: Samuel Marques / PMSMRonald Mendes / Divulgação A manhã deste sábado (6) trouxe um…

1 dia ago

Justiça Climática: resolução histórica ou mais um documento que corre risco de virar fantasia?

O Conama aprovou algo que, à primeira vista, soa como um divisor de águas: uma…

1 dia ago