Na última terça-feira (15), na sessão plenária ordinária da Câmara de Vereadores, apresentei uma moção de homenagem aos dez anos do Brique da Vila Belga. A proposta, aprovada pelos colegas vereadores, representa a minha profunda admiração pelo evento e o meu compromisso em mantê-lo ativo e fortalecido.
A Vila Belga é um patrimônio e símbolo da história de Santa Maria. Construída entre 1905 e 1907, é composta por 80 residências históricas que se destacam por seu estilo arquitetônico único. É andando pelas ruas da Vila que se enxerga as origens ferroviárias de nossa cidade e, nessas mesmas ruas, que se realiza esse evento tão ímpar.
Desde 2015, o Brique é realizado nas ruas da Vila. É um passeio agradável para as tardes de domingo — seja para fazer compras de produtos artesanais, conhecer mais da gastronomia local, assistir apresentações artísticas ou apenas para tomar aquele mate em companhia de amigos e familiares. Valorizar e visitar o Brique é uma forma de preservar a cultura de Santa Maria e as suas origens ferroviárias — e foi com essa intenção que propus a moção de homenagem.
Entendo que mais do que evento, o Brique é um local essencial para o desenvolvimento do turismo e da cultura municipal. A cidade carece de iniciativas que despertem o interesse de turistas, ao mesmo tempo que também precisa de incentivos para criação e fortalecimento de ações como o Brique. Seguimos na luta por uma Santa Maria mais viva e cultural!