Bairro Mathias Velho volta a alagar em Canoas — Foto: Jonathan Heckler/RBS
A cidade de Canoas, uma das mais devastadas pela enchente histórica de 2024, volta a enfrentar alagamentos nesta semana após a intensificação das chuvas no Rio Grande do Sul. Na manhã desta quarta-feira (18), ruas e casas foram tomadas pela água, principalmente no bairro Mathias Velho, onde moradores relatam cenas semelhantes às que viveram há pouco mais de um ano
Segundo a Defesa Civil, cerca de 35% de Canoas teve algum tipo de transtorno relacionado às chuvas nos últimos dias. 89 pessoas estão desalojadas (em casas de amigos ou parentes) e 28 estão desabrigadas, acolhidas em abrigos públicos. A Prefeitura aponta que as casas de bombas seguem em funcionamento, mas o volume de chuva tem superado a capacidade de escoamento, agravado pelo entupimento de bueiros.
Em 2024, 60% da cidade foi impactada por enchentes severas. Onze bairros precisaram ser evacuados, e mais de 15 mil pessoas foram abrigadas em escolas, igrejas e centros comunitários. O bairro Mathias Velho, um dos mais atingidos, ainda tenta se reestruturar. O retorno da água às ruas representa mais que prejuízo material: é um trauma reativado, vivido por centenas de famílias que tentavam recomeçar.
Conheça Ezekiel Dall´Bello, o Mister Rio Grande do Sul CNB para além das passarelas Por…
Um guia simples e prático para proteger e expandir seu negócio Quando se fala em…
O Sebrae RS promove, no dia 9 de dezembro de 2025, na Fecomércio, em Porto…
A chegada do verão, com seu calor que abraça a terra, anuncia também a safra…
Fotos: Samuel Marques / PMSMRonald Mendes / Divulgação A manhã deste sábado (6) trouxe um…
O Conama aprovou algo que, à primeira vista, soa como um divisor de águas: uma…