Bairro Mathias Velho volta a alagar em Canoas — Foto: Jonathan Heckler/RBS
A cidade de Canoas, uma das mais devastadas pela enchente histórica de 2024, volta a enfrentar alagamentos nesta semana após a intensificação das chuvas no Rio Grande do Sul. Na manhã desta quarta-feira (18), ruas e casas foram tomadas pela água, principalmente no bairro Mathias Velho, onde moradores relatam cenas semelhantes às que viveram há pouco mais de um ano
Segundo a Defesa Civil, cerca de 35% de Canoas teve algum tipo de transtorno relacionado às chuvas nos últimos dias. 89 pessoas estão desalojadas (em casas de amigos ou parentes) e 28 estão desabrigadas, acolhidas em abrigos públicos. A Prefeitura aponta que as casas de bombas seguem em funcionamento, mas o volume de chuva tem superado a capacidade de escoamento, agravado pelo entupimento de bueiros.
Em 2024, 60% da cidade foi impactada por enchentes severas. Onze bairros precisaram ser evacuados, e mais de 15 mil pessoas foram abrigadas em escolas, igrejas e centros comunitários. O bairro Mathias Velho, um dos mais atingidos, ainda tenta se reestruturar. O retorno da água às ruas representa mais que prejuízo material: é um trauma reativado, vivido por centenas de famílias que tentavam recomeçar.
O termo “collab”, derivado da palavra inglesa collaboration, significa colaboração. No mundo dos negócios, do…
Santa Maria possui uma longa tradição no setor de confecções, um segmento que há décadas…
Cinema de Santa Maria é premiado no Festival de Gramado O cinema de Santa Maria…
Nos últimos anos, a evolução dos meios digitais trouxe comodidade e agilidade para os consumidores…
O Ministério da Saúde, em parceria com a Fiocruz Brasília, lançou o Projeto Nós na…
A professora Leonice Batista dos Santos, de 49 anos, foi presa preventivamente na sexta-feira (22)…