Categories: Cidades

Cão Silveira, símbolo da UFSM e da causa animal, é hospitalizado e passa por cirurgia

Ícone afetivo do campus da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e fenômeno nas redes sociais, o cão Silveira passou por cirurgia no Hospital Veterinário Universitário (HVU) após o diagnóstico de um hemangioma, tumor benigno que apresentava sangramento. Aos cuidados da equipe do Projeto Zelo, iniciativa voltada à proteção dos animais que vivem no campus, o cão está em recuperação e inspira uma corrente de solidariedade em todo o país.

Silveira, estimado por estudantes e servidores da UFSM há mais de uma década, não é apenas um mascote. É um símbolo da resistência animal em espaços públicos, uma memória viva contra o abandono e um exemplo de afeto comunitário. Ele ganhou o título simbólico de “pró-reitor de assuntos caninos” e tornou-se protagonista de memes, ilustrações, miniaturas de crochê e publicações de marcas, livrarias e coletivos.

Com mais de 110 mil seguidores no Instagram, Silveira deixou de ser apenas “o cachorro da universidade” para se tornar porta-voz de uma causa: a do cuidado, da adoção responsável e da denúncia ao abandono de animais. A visibilidade proporcionada por ele fortaleceu o Projeto Zelo, que hoje monitora cerca de 80 animais no campus — todos disponíveis para adoção. A universidade, no entanto, alerta que o projeto não é uma ONG para receber animais abandonados, mas sim uma rede de cuidado aos que já vivem no espaço.

Mais que mascote: um símbolo político e social

Idoso, com artrose e sensível ao ambiente clínico, Silveira também representa a vulnerabilidade dos animais que envelhecem nas ruas ou em espaços públicos sem políticas de acolhimento permanentes. Ele carrega traumas, como medo de agulhas, carros e profissionais de jaleco, mas também um histórico de carinho e presença constante na vida acadêmica: já “assistiu” aulas de diversos cursos, cochilou em corredores, participou de manifestações e até de rodas de capoeira.

A recuperação do cão mobilizou uma onda de doações ao Projeto Zelo. Mais do que uma celebridade de quatro patas, Silveira é símbolo de pertencimento e empatia coletiva. Seu caso escancara a urgência por políticas públicas voltadas à proteção animal em espaços urbanos e universitários, bem como o reconhecimento da importância desses vínculos afetivos para a saúde mental e comunitária dos estudantes.

O Projeto Zelo aceita doações de insumos e contribuições financeiras para manter os cuidados com Silveira e os demais animais. A equipe também realiza processos de adoção responsáveis, com atenção especial às necessidades individuais de cada cão e gato monitorado.

Ana

Recent Posts

Fé, tradição e comunidade: um olhar sobre as festas religiosas e a decisão da Arquidiocese

Por Sérgio Cechin – Especial para a Revista Enfoco “Não é o que entra pela…

11 horas ago

Tramas que Aquecem: o Crochê como tendência no inverno

Quem disse que o crochê é só para o verão? A técnica artesanal rende looks…

11 horas ago

Na Onda do Amor: É Hora de Conversar

Vivemos tempos em que o ódio, a intolerância e a violência parecem ter ganhado espaço…

11 horas ago

Novo CRAS: meio milhão e um marco à Assistência Social Santa-mariense

Na condição de Vereador deste município, venho a público para comunicar e celebrar uma notícia…

13 horas ago

Brasil sai novamente do Mapa da Fome, aponta relatório da ONU

O Brasil voltou a ficar fora do Mapa da Fome da Organização das Nações Unidas…

17 horas ago

Senador Mourão visita Santa Maria para anunciar novo Centro de Eventos da UFSM e R$ 4 milhões em emendas

O Senador Hamilton Mourão (Republicanos) cumpre agenda nesta segunda e terça-feira (28 e 29 de…

17 horas ago