Foto: Luciane Neves (Divulgação)
Santa Maria perdeu um de seus principais pontos de recarga rápida para veículos elétricos. O equipamento instalado na Praça Dr. Astrogildo de Azevedo, a conhecida Praça do Caridade, foi removido em 13 de agosto depois de sofrer uma tentativa de furto e apresentar danos que inviabilizaram o uso.
O carregador fazia parte de um projeto da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e, além de atender à comunidade, servia como referência para motoristas de aplicativo que dependiam da agilidade da recarga — que levava cerca de uma hora para completar as baterias.
De acordo com a professora e pesquisadora Luciane Neves, responsável pela iniciativa, o problema começou quando o cabo, parcialmente serrado, provocou curto-circuito durante um teste. Sem condições de reparo imediato, o equipamento foi levado para o laboratório da universidade e agora é utilizado em atividades acadêmicas.
A Unicred Ponto Capital, uma das instituições responsáveis pela manutenção da praça ao lado da Unimed Santa Maria e do Hospital de Caridade, confirmou que, além do vandalismo, o uso inadequado também pesou na decisão. Muitos motoristas deixavam os carros parados no espaço por longos períodos, dificultando a rotatividade do serviço.
Apesar da retirada, ainda existe um ponto ativo na Rua Pinheiro Machado. Diferente do modelo danificado, esse carregador é de carga lenta e leva de duas a três horas para completar a bateria de um veículo.
Inaugurada em 2022, a Praça do Caridade segue sob responsabilidade das três entidades, que assumiram a adoção do espaço por dez anos, com possibilidade de prorrogação.
A recente interceptação da flotilha de ajuda humanitária em águas internacionais por forças de Israel…
Nesta quarta-feira, a Comissão Especial responsável por acompanhar o projeto de duplicação da RSC-287 realizará…
Chegamos a Outubro, e com ele, o mundo se veste de rosa em uma das…
No dia de ontem, nossa estimada Universidade Federal de Santa Maria, uma das maiores expressões…
Quem vive o dia a dia da cidade sabe: muitos dos problemas que enfrentamos —…
Envelhecer é um processo natural, universal e inevitável. Apesar disso, em muitas sociedades, a velhice…