Foto: Marcelo Oliveira
Na manhã deste sábado (31), a Casa de Memórias Edmundo Cardoso, localizada na Rua Pinheiro Machado, deu mais um passo rumo à preservação de seu legado. O prefeito de Santa Maria, Rodrigo Decimo, assinou o decreto que garante o tombamento provisório do imóvel como patrimônio histórico e cultural do Município.
A solicitação do tombamento partiu da própria família de Edmundo Cardoso, reconhecendo na residência não apenas um espaço físico, mas um símbolo da memória coletiva da cidade. “A casa é uma fonte de pesquisa muito grande. Com esse ato, estamos mantendo e valorizando a história da nossa cidade. A casa carrega muito da memória de Santa Maria, pela ação do Edmundo de guardar o acervo, mas por todas as pessoas que carregam hoje o que ele representou”, destacou o prefeito.
Durante o ato, Rodrigo Decimo esteve acompanhado das coordenadoras do imóvel, Therezinha de Jesus Pires Santos e Gilda May Cardoso Santos. Juntos, realizaram o descerramento de uma placa fixada em frente à casa, confeccionada pelo grupo de extensão da Universidade Franciscana (UFN), “Mapeando Memórias”. A peça contém um QR code que pode ser escaneado por qualquer visitante interessado em conhecer mais sobre a história e o acervo da Casa de Memórias Edmundo Cardoso.