Categories: Cidades

Casa Violeta encerra ciclo com legado de acolhimento e dignidade para mulheres afetadas pelas enchentes

Na última sexta-feira (30/5), chegou ao fim um dos projetos mais simbólicos de acolhimento às vítimas das enchentes de 2024 no Rio Grande do Sul: a Casa Violeta. Durante 12 meses de funcionamento, o espaço ofereceu abrigo, cuidado e recomeço a 135 pessoas, mulheres e crianças em situação de extrema vulnerabilidade. Mais que um abrigo, foi um território de reconstrução afetiva e emocional.

Idealizada por Thalis Bolzan, médico e marido do governador Eduardo Leite, e coordenada pela Secretaria de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos (SJCDH) em parceria com as ONGs Me Too Brasil e Instituto Survivor, a Casa Violeta tornou-se a primeira Casa de Acolhimento para Refugiadas Climáticas da América Latina.

A sede funcionou no antigo prédio da Escola Estadual Roque Callage, em Porto Alegre, e foi adaptada para garantir um lar seguro e digno a mulheres que perderam tudo nas águas.

Entre as vozes que ecoam das paredes agora vazias, está a de Denize Millan, 45 anos, que viveu os 12 meses de existência do abrigo. Após ter sua casa submersa, encontrou na Casa Violeta não só abrigo, mas sentido e força para seguir.

Também é marcante a trajetória de Andressa Ribeiro, 40 anos, que viveu por seis meses na Casa com a filha de 8 anos. Mesmo em meio à crise, Andressa manteve seu trabalho como corretora e ressignificou o conceito de lar.

A Casa foi estruturada em quatro fases, implantação, acolhimento, manutenção e emancipação, sustentadas por sete eixos de atenção: segurança, saúde física e mental, assistência social, qualificação profissional e apoio logístico.

Das 135 pessoas acolhidas, 51% apresentavam comorbidades físicas ou mentais. Todas foram encaminhadas para novos lares ou abrigos, com acesso a políticas públicas que asseguraram continuidade ao processo de reconstrução de suas vidas.

Redação enFoco

Recent Posts

BELEZA QUE INSPIRA ATITUDE

Conheça Ezekiel Dall´Bello, o Mister Rio Grande do Sul CNB para além das passarelas Por…

19 horas ago

Como montar um contrato empresarial realmente seguro

Um guia simples e prático para proteger e expandir seu negócio  Quando se fala em…

23 horas ago

Representantes de 26 municípios da região participam do Transformar Juntos RS em Porto Alegre

O Sebrae RS promove, no dia 9 de dezembro de 2025, na Fecomércio, em Porto…

23 horas ago

Vermelho Vivo e Doce: é tempo de melancia gaúcha!

A chegada do verão, com seu calor que abraça a terra, anuncia também a safra…

24 horas ago

Magia toma conta do Centro de Santa Maria com primeiro cortejo natalino de 2025

Fotos: Samuel Marques / PMSMRonald Mendes / Divulgação A manhã deste sábado (6) trouxe um…

2 dias ago

Justiça Climática: resolução histórica ou mais um documento que corre risco de virar fantasia?

O Conama aprovou algo que, à primeira vista, soa como um divisor de águas: uma…

2 dias ago