Categories: Cidades

Casa Violeta encerra ciclo com legado de acolhimento e dignidade para mulheres afetadas pelas enchentes

Na última sexta-feira (30/5), chegou ao fim um dos projetos mais simbólicos de acolhimento às vítimas das enchentes de 2024 no Rio Grande do Sul: a Casa Violeta. Durante 12 meses de funcionamento, o espaço ofereceu abrigo, cuidado e recomeço a 135 pessoas, mulheres e crianças em situação de extrema vulnerabilidade. Mais que um abrigo, foi um território de reconstrução afetiva e emocional.

Idealizada por Thalis Bolzan, médico e marido do governador Eduardo Leite, e coordenada pela Secretaria de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos (SJCDH) em parceria com as ONGs Me Too Brasil e Instituto Survivor, a Casa Violeta tornou-se a primeira Casa de Acolhimento para Refugiadas Climáticas da América Latina.

A sede funcionou no antigo prédio da Escola Estadual Roque Callage, em Porto Alegre, e foi adaptada para garantir um lar seguro e digno a mulheres que perderam tudo nas águas.

Entre as vozes que ecoam das paredes agora vazias, está a de Denize Millan, 45 anos, que viveu os 12 meses de existência do abrigo. Após ter sua casa submersa, encontrou na Casa Violeta não só abrigo, mas sentido e força para seguir.

Também é marcante a trajetória de Andressa Ribeiro, 40 anos, que viveu por seis meses na Casa com a filha de 8 anos. Mesmo em meio à crise, Andressa manteve seu trabalho como corretora e ressignificou o conceito de lar.

A Casa foi estruturada em quatro fases, implantação, acolhimento, manutenção e emancipação, sustentadas por sete eixos de atenção: segurança, saúde física e mental, assistência social, qualificação profissional e apoio logístico.

Das 135 pessoas acolhidas, 51% apresentavam comorbidades físicas ou mentais. Todas foram encaminhadas para novos lares ou abrigos, com acesso a políticas públicas que asseguraram continuidade ao processo de reconstrução de suas vidas.

Redação enFoco

Recent Posts

Santa Maria e o desafio do calor extremo

O agravamento das mudanças climáticas tem gerado impactos significativos em todo o planeta. Oano de…

4 horas ago

O Carnaval retoma seu espaço em Santa Maria

Nos dias 25 e 26 de outubro, o Lab Criativo, localizado na Vila Belga, será…

4 horas ago

Do Rio ao Mar: Palestina Livre

A recente interceptação da flotilha de ajuda humanitária em águas internacionais por forças de Israel…

17 horas ago

A Faixa Nova precisa de nós

Nesta quarta-feira, a Comissão Especial responsável por acompanhar o projeto de duplicação da RSC-287 realizará…

21 horas ago

Outubro Rosa: um compromisso com a saúde das mulheres de nossa cidade

Chegamos a Outubro, e com ele, o mundo se veste de rosa em uma das…

21 horas ago

“Contra o medo, escolhemos a coragem”

No dia de ontem, nossa estimada Universidade Federal de Santa Maria, uma das maiores expressões…

22 horas ago