As denúncias de crimes no Discord cresceram 272% no primeiro trimestre de 2025, em comparação ao mesmo período do ano passado. Entre os casos mais comuns estão chantagem com fotos íntimas, estupro virtual, incitação ao suicídio e indução à automutilação.
A reportagem do Fantástico deste domingo (6) mostrou como agentes da polícia e do Ministério Público estão se infiltrando em grupos do Discord para investigar crimes contra menores. O Discord afirmou que trabalha para remover conteúdos ilegais e coopera com autoridades, embora essa atuação ainda ocorra após os crimes acontecerem.
Especialistas alertam que o combate a esses crimes também depende do acompanhamento das famílias. O professor Hugo Monteiro Ferreira recomenda conversas semanais com os filhos sobre o uso da internet, evitar contatos com estranhos online e respeitar os limites de idade no uso de telas.
Enquanto o Brasil ainda carece de uma regulamentação específica para redes sociais, o combate a crimes digitais continua nas mãos de autoridades e responsáveis.
Por: Samara Debiasi
Fotos: Samuel Marques / PMSMRonald Mendes / Divulgação A manhã deste sábado (6) trouxe um…
O Conama aprovou algo que, à primeira vista, soa como um divisor de águas: uma…
Entre outubro e dezembro de 2019, a comunidade científica meteorológica divulgoumundialmente um evento impressionante. Nesse…
A arte de diagnosticar um animal é, antes de tudo, um exercício profundo de escuta,…
Não sei você, mas todo ano eu fico com a sensação de que piscamos e,…
Por: Amanda Borin A Prefeitura de Santa Maria realiza, no dia 14 de dezembro, a…