As denúncias de crimes no Discord cresceram 272% no primeiro trimestre de 2025, em comparação ao mesmo período do ano passado. Entre os casos mais comuns estão chantagem com fotos íntimas, estupro virtual, incitação ao suicídio e indução à automutilação.
A reportagem do Fantástico deste domingo (6) mostrou como agentes da polícia e do Ministério Público estão se infiltrando em grupos do Discord para investigar crimes contra menores. O Discord afirmou que trabalha para remover conteúdos ilegais e coopera com autoridades, embora essa atuação ainda ocorra após os crimes acontecerem.
Especialistas alertam que o combate a esses crimes também depende do acompanhamento das famílias. O professor Hugo Monteiro Ferreira recomenda conversas semanais com os filhos sobre o uso da internet, evitar contatos com estranhos online e respeitar os limites de idade no uso de telas.
Enquanto o Brasil ainda carece de uma regulamentação específica para redes sociais, o combate a crimes digitais continua nas mãos de autoridades e responsáveis.
Por: Samara Debiasi
A recente interceptação da flotilha de ajuda humanitária em águas internacionais por forças de Israel…
Nesta quarta-feira, a Comissão Especial responsável por acompanhar o projeto de duplicação da RSC-287 realizará…
Chegamos a Outubro, e com ele, o mundo se veste de rosa em uma das…
No dia de ontem, nossa estimada Universidade Federal de Santa Maria, uma das maiores expressões…
Quem vive o dia a dia da cidade sabe: muitos dos problemas que enfrentamos —…
Envelhecer é um processo natural, universal e inevitável. Apesar disso, em muitas sociedades, a velhice…