Foto: João Pedro Rodrigues/Secom
Caxias do Sul vive um cenário inédito de redução da criminalidade. Dados divulgados pelo governo do Estado apontam que, no primeiro semestre de 2025, o número de vítimas de crimes violentos despencou 66% em relação ao ano passado. Foram apenas 36 registros entre janeiro e junho deste ano, contra 106 no mesmo período de 2024. A queda mais significativa foi registrada nos homicídios dolosos, que caíram de 48 para 13 vítimas — uma redução de 73%.
Esses números refletem o reforço na segurança pública promovido pelo Plano Rio Grande, uma das principais iniciativas da atual gestão estadual. O projeto tem como foco modernizar as estruturas do Estado e garantir mais proteção aos cidadãos, com estratégias específicas para regiões como a Serra Gaúcha.
Além da expressiva redução nos crimes contra a vida, a cidade também apresentou queda nas ocorrências de roubo. O total de casos diminuiu 33%, passando de 359 no ano passado para 239 neste semestre. Outro dado positivo é a redução nos roubos de veículos, que caíram de 68 para 44 registros.
Para o delegado regional da Polícia Civil, Augusto Cavalheiro Neto, o trabalho conjunto das forças de segurança tem sido decisivo. “Estamos atravessando um dos períodos mais positivos no enfrentamento à criminalidade, especialmente nos crimes de maior gravidade. Destaco a redução contínua dos homicídios e a ausência de roubos a estabelecimentos comerciais nos últimos meses”, afirmou.
Essa transformação tem como base o tripé da segurança pública local: investimentos, que garantem equipamentos modernos para as equipes; integração, que fortalece o trabalho coordenado entre diferentes órgãos; e inteligência, através do monitoramento constante de dados para otimizar as ações policiais.
O tenente-coronel Márcio Borba Fernandes, comandante do 12º BPM, destaca o papel da presença ostensiva nas ruas e do combate ao armamento ilegal: “Cada arma apreendida representa menos violência nas ruas. Isso se traduz em mais tranquilidade para quem vive, trabalha e circula por Caxias”.
Outro fator que contribui para o cenário mais seguro é a parceria entre o Estado e o município, que viabilizou o Centro Integrado de Operações. No espaço, Brigada Militar, Polícia Civil e Guarda Municipal atuam em conjunto no monitoramento em tempo real das ocorrências, o que agiliza a resposta a situações de risco.
Com menos violência e uma atuação mais coordenada entre as forças de segurança, Caxias do Sul dá sinais claros de que o combate ao crime pode gerar resultados concretos na rotina da população.