A chama crioula chegou a Passo Fundo neste domingo (24), depois de percorrer 270 quilômetros desde Caxias do Sul, onde foi acesa neste ano. O trajeto foi feito em oito dias por 25 cavaleiros do Grupo Cavaleiros do Planalto Médio, que há 21 anos assumem a missão voluntária de conduzir o fogo simbólico. A chegada aconteceu no Parque de Rodeios Vitor Mateus Teixeira, em uma cerimônia que marcou o início das comemorações dos Festejos Farroupilhas no município.
Segundo o coordenador da 7ª Região Tradicionalista, Vercelli de Oliveira, a chama representa o fortalecimento da tradição gaúcha e é o símbolo que guia as atividades até o dia 20 de setembro. Já Indiomar Scheleder Duarte, que liderou o grupo, destacou a emoção do percurso, que passou por áreas da Serra ainda marcadas pelas enchentes recentes.
A programação em Passo Fundo terá início oficialmente no dia 8 de setembro, quando diferentes entidades locais começarão a se revezar na manutenção da chama e na promoção de atividades culturais, como cafés de chaleira, apresentações artísticas e bailes típicos. A partir da cidade, o fogo será distribuído às outras 34 cidades da 7ª Região Tradicionalista. Em 2026, Rio Pardo será a sede do acendimento, enquanto Passo Fundo volta a receber o evento em 2027.
Foto: Divulgação Planalto News
O Campeonato Mundial de Ginástica Rítmica, realizado neste domingo (24) no Rio de Janeiro, marcou…
Nesta semana estarei em Brasília, em uma série de agendas nos ministérios e com deputados…
O Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul (TJRS) abriu concurso público para formação…
O Rio Grande do Sul ocupa a primeira posição de um ranking triste e vergonhoso.…
RS pede ao STF R$ 803,5 milhões da União por retenção indevida de tributos O…
Moradores de Palmeira das Missões, no norte do Rio Grande do Sul, estão há quase…