Por Reinaldo Guidolin
Foto: Fabiano do Amaral e Maurício Araujo
A Prefeitura de Santa Maria divulgou, na manhã desta terça-feira (17), um novo boletim com dados atualizados sobre o impacto das fortes chuvas que atingem o município desde a madrugada. De acordo com os pluviômetros do Cemaden, o volume acumulado chegou a 131 mm no Bairro Lorenzi e 68,4 mm no Bairro João Goulart nas últimas 12 horas.
A Defesa Civil Municipal já contabiliza 56 famílias afetadas — totalizando 178 pessoas. Dessas, 24 famílias (84 pessoas) estão desalojadas, ou seja, acolhidas por amigos e familiares. Outras duas famílias (9 pessoas) estão desabrigadas e foram encaminhadas ao abrigo estruturado no Centro Desportivo Municipal.
As equipes de emergência atenderam 56 ocorrências, sendo a maioria relacionada a alagamentos (44 casos). Dois imóveis precisaram ser interditados em função de risco provocado por movimento de massa. Não há registro de feridos até o momento. As ocorrências foram registradas em diversos bairros da cidade, incluindo Pinheiro Machado, Juscelino Kubitschek, Caturrita, Nova Santa Marta, Lorenzi, Itararé, Camobi e outros.
Prefeito acompanha situação no Ciosp
Desde as primeiras horas da manhã, o prefeito Rodrigo Decimo acompanha pessoalmente a situação das chuvas no Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp), ao lado das equipes da Defesa Civil e demais órgãos de emergência. Segundo ele, a prioridade é garantir o atendimento às famílias afetadas e agir de forma preventiva frente ao agravamento do cenário climático.
“Estamos monitorando a situação e dando os atendimentos necessários. A Defesa Civil está mobilizada para atender quem precisa e dar o suporte à população”, afirmou o prefeito Rodrigo Decimo.
A previsão meteorológica indica a possibilidade de até 170 mm de chuva até a manhã de quinta-feira (19). Os momentos de maior intensidade devem ocorrer entre a manhã desta terça e a tarde de quarta-feira, com volumes de até 30 mm por hora. Além disso, estão previstas rajadas de vento entre 60 e 80 km/h e possibilidade de queda de granizo em alguns pontos da cidade.
Em razão das condições adversas, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta de “Grande Perigo” para o acumulado de chuva até a noite de quinta-feira. O aviso indica risco elevado de grandes alagamentos, transbordamentos de rios e deslizamentos de encostas. A orientação é que a população acompanhe os comunicados oficiais e redobre os cuidados.
O Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) também classificou como moderado o risco de eventos hidrológicos e geológicos na região, considerando o solo encharcado pelas chuvas da semana passada.
A Prefeitura reforça que equipes estão de prontidão e que a população pode acionar os seguintes canais em caso de emergência:
A população também pode acessar o guia oficial “Como agir em caso de desastres naturais” por meio do link: Guia da Defesa Civil
Na quinta-feira (21), a Administração Municipal de Palmeira das Missões realizou a entrega de 120…
Na manhã desta segunda-feira (25), no Parque de Exposições Alfredo Leandro Carlson, em Santa Rosa,…
Fadiga constante, lapsos de memória, alterações de humor, formigamentos e insônia. Esses são sintomas que…
Desde o início, o programa Avançar Mais na Saúde já destinou R$ 78 milhões para…
Foto: Guilherme Brum Seis alunas da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Sérgio Lopes, de…
As fortes chuvas que atingiram o Rio Grande do Sul neste fim de semana deixaram…