As fortes chuvas que atingem o Rio Grande do Sul desde o início da semana já forçaram quase 8 mil pessoas a saírem de casa, além de provocarem a morte de três pessoas e o desaparecimento de uma quarta vítima. Os dados foram atualizados na manhã deste sábado (21) pela Defesa Civil.
Ao todo, 7.972 pessoas estão fora de suas residências, 1.914 estão em abrigos mantidos pelo poder público e 6.058 estão desalojadas, na casa de parentes ou amigos. Foram registrados prejuízos em 121 municípios, sendo que 18 decretaram situação de emergência e Jaguari declarou estado de calamidade pública.
Entre os impactos estão alagamentos, deslizamentos, danos a residências, estradas e pontes. Os níveis de pelo menos oito rios, entre eles Uruguai, Ibicuí, Jacuí e Sinos, ultrapassaram a cota de inundação. Já outras bacias seguem em alerta, e a Defesa Civil monitora a elevação dos rios Guaíba e Gravataí .
Vítimas fatais e desaparecido
As chuvas já provocaram a morte de três pessoas:
Desde o início da tragédia, foram resgatadas 731 pessoas e 137 animais. A previsão indica que o fim da chuva intensa pode ocorrer apenas no fim de semana, e a orientação da Defesa Civil permanece para que a população esteja em alerta e evite deslocamentos desnecessários.
O agravamento das mudanças climáticas tem gerado impactos significativos em todo o planeta. Oano de…
Nos dias 25 e 26 de outubro, o Lab Criativo, localizado na Vila Belga, será…
A recente interceptação da flotilha de ajuda humanitária em águas internacionais por forças de Israel…
Nesta quarta-feira, a Comissão Especial responsável por acompanhar o projeto de duplicação da RSC-287 realizará…
Chegamos a Outubro, e com ele, o mundo se veste de rosa em uma das…
No dia de ontem, nossa estimada Universidade Federal de Santa Maria, uma das maiores expressões…