Categories: ColunasCultura

Clarice me escreveu antes de eu nascer

A primeira vez que li A Hora da Estrela, eu tinha 15 anos, quando cheguei no final dele, confesso que odiei. Senti raiva do final, da morte, da forma como tudo acaba. Mas mesmo irritada, eu sabia que aquele livro tinha deixado algo em mim, alguma coisa que eu ainda não sabia explicar.

Reler A Hora da Estrela mais velha, já na casa dos 20, foi como encontrar uma velha conhecida (que me deu o maior soco no estômago), percebi que a história não tinha mudado, e sim que eu mudei. Percebi que Clarice não escrevia só sobre Macabéa, escrevia sobre todas as mulheres invisibilizadas, sobre todas que sonham quieto, que não sabem direito o que querem ser, mas que querem ser.

Me lembro de uma aula de literatura, no ensino médio, quando um colega começou a debochar da Macabéa, como o livro não descreve muito sua aparência, ele disse que devia ser gorda, ou sem cintura, sem graça, algo desse gênero, e eu que nunca engoli esse tipo de comentário, rebati questionando por que feiura era sempre associada a isso. A discussão virou debate, e ele saiu da sala e chorou no intervalo. Mas aquilo ficou em mim, como ainda é difícil sair do padrão, e como isso apaga mulheres o tempo todo.

Clarice me escreveu antes de eu nascer. Porque eu cresci com medo de não caber. Medo de ser sozinha. De me ver demais. Mas Macabéa, mesmo em sua ingenuidade, me ensinou sobre coragem. Sobre seguir mesmo sem ter certeza.

Tem um trecho do livro que me marcou profundamente:

“Já que sou, o jeito é ser..”

Macabéa desejava. Desejava amor, desejava ser vista, desejava viver. E talvez, só por isso, já fosse grandiosa.

Quando penso nela, penso também em mim, e em tantas meninas que, como eu, nunca foram boas em física, química ou matemática, mas sempre foram boas em sentir. Em escrever, em imaginar. Sempre fui das artes, das palavras, da poesia. E sempre ouvi que isso não era o suficiente. Mas hoje, entendo que sentir também é inteligência. E que escrever sobre o mundo é, talvez, uma das formas mais bonitas de existir nele.

O livro da Clarice me pega também por esse ponto: Macabéa é uma personagem que vive à margem, e ainda assim carrega uma humanidade tão profunda que é impossível sair ilesa da leitura. A dor dela é quase metafísica, uma dor de alma, uma dor de ser. E quem nunca sentiu isso?

Na primeira leitura, achei que era uma história triste. Na segunda, entendi que era também uma história de resistência, porque seguir sonhando quando o mundo inteiro te diz que não é possível,  é resistência. Porque desejar quando nunca te ensinaram a desejar,  é quase revolução.

Clarice me escreveu antes de eu nascer. E ainda me escreve, toda vez que releio esse livro (ou outros da Clarice) e me encontro, de novo, com as minhas perguntas mais sinceras: quem sou eu? o que eu quero ser? e será que estou mesmo vivendo, ou só passando os dias? E talvez, a única estrela que a gente precise, é a de se permitir ser,  do nosso jeito, no nosso tempo, com todas as nossas dores e possibilidades.

Ana

Recent Posts

Reaproveitar antes de leiloar: quando o descarte custa caro demais

Muitas vezes, ao visitar escolas, postos de saúde e equipamentos da assistência social, ouço o…

9 horas ago

Câmara de Santa Maria aprova fim da exigência de doação de áreas em desmembramentos de terrenos

Na sessão desta quinta-feira (10), a Câmara de Vereadores de Santa Maria aprovou o Projeto…

10 horas ago

Solidariedade em clima junino: Arraiá do Partido Novo arrecada doações para o Brechocão neste domingo

Neste domingo, dia 13 de julho, o clima de festa junina vai se misturar com…

11 horas ago

Férias escolares: tempo de descanso, mas também de atenção!

Julho chegou e, com ele, as férias escolares, tão esperadas pela criançada. É tempo de…

13 horas ago

Recanto Maestro: Decisão Judicial Surpreende Comunidade e Reacende Conflito Entre Municípios

Uma decisão judicial movimentou a região da Quarta Colônia nesta semana. A juíza Rosangela Maria…

15 horas ago

Agora Tem Especialistas: um passo necessário para fortalecer o SUS

O programa Agora Tem Especialistas, lançado pelo Governo Federal, do presidente Lula, por meio do…

15 horas ago