Foto: Prefeitura de Santa Maria
Porto Alegre implementou nesta segunda-feira, (17) um modelo inédito de monitoramento da qualidade do ar no Brasil. A iniciativa, conduzida pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente, Urbanismo e Sustentabilidade (Smamus), utiliza sensores de alta tecnologia para coletar dados em tempo real sobre a poluição atmosférica. O projeto busca aprimorar a gestão ambiental, permitindo ações mais eficientes para a preservação da saúde pública e do meio ambiente.
A nova tecnologia possibilita uma análise detalhada dos poluentes presentes no ar como monóxido de carbono, dióxido de enxofre, dióxido de nitrogênio, além de facilitar a identificação de fontes emissoras e auxiliando na tomada de decisões para reduzir a poluição. O sistema também integra uma rede de monitoramento que pode ser acessada pela população, promovendo maior transparência e conscientização sobre a qualidade do ar na cidade.
A empresa contratada para implementar o serviço foi a JCTM Comércio e Tecnologia Ltda foi contratada por meio de licitação, com investimento de R$ 2.949.999,84 provenientes do Fundo Municipal Pró-Defesa do Meio Ambiente. Além da operação e manutenção das estações, a empresa será responsável pelo fornecimento de relatórios mensais e anuais sobre a qualidade do ar. A iniciativa é conduzida pelo Escritório de Reconstrução e Adaptação Climática de Porto Alegre.