Hoje, com grande entusiasmo que me redijo esse artigo a vocês, cidadãos de Santa Maria e leitores desta revista, para destacar um ativo inestimável em nossa cidade: o Complexo Multicultural Antiga Reitoria (CMAR), da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).
Localizado estrategicamente no coração de Santa Maria (Prédio da antiga reitoria da UFSM, situado na Rua Floriano Peixoto, 1184), este espaço transcende o conceito de um mero prédio, transformando-se em um vibrante polo de cultura, inclusão e desenvolvimento local.
O Complexo Multicultural Antiga Reitoria é uma iniciativa notável, vinculada à Pró-Reitoria de Extensão da UFSM, que materializa a conexão essencial entre a universidade e a comunidade. Sua atuação é um pilar para o progresso de Santa Maria, oferecendo um espaço para projetos de extensão universitária e empreendedorismo, e promovendo atividades como cursos, shows, brechós, e projetos de arte e ciência.
O uso do histórico prédio da antiga reitoria é uma demonstração de como podemos conciliar a preservação de nosso patrimônio com o fomento ao desenvolvimento e lazer da população local.
Recentemente, o CMAR passou a integrar o Distrito Criativo Centro-Gare, uma iniciativa da Prefeitura de Santa Maria que tem como objetivo incentivar e promover o desenvolvimento da região do Centro Histórico. Esta integração é um reconhecimento do potencial do Complexo como motor de transformação urbana e econômica, alinhando-se perfeitamente com a minha pauta de fomento ao comércio e ao desenvolvimento local.
O CMAR atualmente é o lar de 18 projetos extensionistas, que atendem centenas de pessoas da região central do Rio Grande do Sul. Esta é uma força-tarefa de impacto social impressionante, com o potencial de atender cerca de 300 pessoas por dia , além de oferecer estrutura com salas para aulas, oficinas, exposições e auditórios.
Cada um desses projetos de extensão contribui de forma única para a nossa cidade, e é fundamental que o poder público municipal reconheça e apoie estas iniciativas, pois elas geram capital humano, promovem a inclusão social e, diretamente, estimulam a economia local:
Como vereador, reafirmo meu compromisso em fazer a ligação entre estas iniciativas e o fomento ao comércio. O CMAR, ao ser um polo de atração para centenas de pessoas diariamente, se torna um ponto nevrálgico à economia do centro da cidade. As pessoas que frequentam o Complexo para aulas, oficinas, eventos ou atendimento dos projetos, consomem diretamente em nosso comércio local e, assim, estimulam a nossa economia.
O presente artigo foi escrito com a intenção clara de que mais pessoas conheçam o trabalho essencial que é realizado no Complexo Multicultural Antiga Reitoria. O CMAR é mais do que um espaço; é um investimento no futuro social, cultural e econômico de Santa Maria.
Que a comunidade Santa-marienses e o Poder Pública possam trabalhar, lado a lado com a UFSM, para que este Complexo siga florescendo e impulsionando a vida de nossa gente e o comércio da nossa cidade.
Contem com o meu apoio!
Conheça Ezekiel Dall´Bello, o Mister Rio Grande do Sul CNB para além das passarelas Por…
Um guia simples e prático para proteger e expandir seu negócio Quando se fala em…
O Sebrae RS promove, no dia 9 de dezembro de 2025, na Fecomércio, em Porto…
A chegada do verão, com seu calor que abraça a terra, anuncia também a safra…
Fotos: Samuel Marques / PMSMRonald Mendes / Divulgação A manhã deste sábado (6) trouxe um…
O Conama aprovou algo que, à primeira vista, soa como um divisor de águas: uma…