Concessão da Gare
Os vereadores aprovaram, nesta terça-feira (20), a constituição de comissão especial para acompanhar o processo de concessão da gare, o colegiado será formado pelos seguintes parlamentares: Givago Ribeiro (PSDB), presidente, Marina Callegaro (PT), vice-presidente, e Luiz Roberto Meneghetti (Novo), relator. Paralelo a isso, a Prefeitura de Santa Maria, através da Secretaria de Cultura, está com uma Consulta Popular Virtual para utilização da Gare. Este é o momento de você munícipe indicar sugestões para uso daquele espaço que já recebeu investimentos de R$ 7 milhões. A secretária de Cultura, Rose Carneiro, explica que as respostas e sugestões colhidas nesta consulta darão referência para o instrumento de concessão, que é o edital. Uma Parceria Público Privada (PPP), se bem desenhada, vai trazer uma série de vantagens, como a redução de custos, a inovação e a melhoria da qualidade dos serviços. Mas mais do que isso, a Concessão pode trazer o resgate histórico e cultural de um espaço pouco conhecido das novas gerações.
- Encontro com Bolsonaro
O Vereador Coronel Vargas (PL) cumpre uma série de agendas em Brasília, nesta terça-feira (20), no gabinete do deputado federal Sanderson (PL) registrou em vídeo a solicitação de emenda parlamentar para uma demanda local. Também nas redes, ele registrou o encontro com o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e completou: “A perseguição implacável tenta imputar crimes a quem sempre lutou pelo Brasil, mas o povo não se curva! Não vão nos calar, não vão nos enganar! O presente pode ser deles, mas o futuro é verde e amarelo! 2026 é logo ali!”
- Medindo forças
Os institutos de pesquisa têm realizado uma série de levantamentos a fim de identificar nomes que poderiam fazer frente ao presidente Lula (PT) em 2026. O Instituto Paraná Pesquisas divulgou uma pesquisa no último dia 18, nela o governador do Paraná, Ratinho Junior (PSD), aparece com 15% das intenções de voto, ficando à frente do ex-governador do Ceará, Ciro Gomes (PDT), com 9,8%, e dos governadores de Goiás, Ronaldo Caiado (União Brasil), com 6,5%, e do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB), com 3,6%. Já o cantor sertanejo Gusttavo Lima (sem partido) pontua 13% no levantamento — considerando a margem de erro de 2,2 pontos percentuais, o músico fica tecnicamente empatado com o governador paranaense. Ainda é muito cedo para definir um candidato que possa fazer frente ao presidente Lula, mas o campo de centro-direita já começa ver outras opções para além do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).
- Anistia parcial
O líder da bancada evangélica do Senado, Carlos Viana (Podemos-MG) defendeu nesta quarta-feira (19), a anistia para os golpistas dos atos de 8 de Janeiro, mas quer que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e os outros denunciados pela Procuradoria-Geral da República (PGR) sejam julgados pelo Supremo Tribunal Federal (STF). Na prática eles ficariam de fora do “perdão” que seria concedido apenas às pessoas que estavam no dia e foram responsabilizadas, mesmo sem ter passagem pela polícia. “Eu defendo que eles respondam o processo e que a gente fique sabendo se houve realmente um tipo de tentativa. A gente tem que confiar na PGR e no Supremo. Gente que nunca teve passagem pela polícia e foram chamados para cá, foram essas pessoas que a PGR denunciou que chamaram essas pessoas para cá? Então eles têm que responder com isso, mas gente que não foi pega aqui quebrando não tem porque de estar presa até hoje por isso”, afirmou Viana.
- Preço dos ovos em disparada
Os ovos, um produto altamente consumido no dia-a-dia das famílias brasileiras e americanas, têm causado dor de cabeça na hora de fazer as compras. Nos Estados Unidos, o aumento dos preços está condicionado a um surto de gripe aviária que tem provocado a redução das criações. Já no Brasil, a elevação dos preços tem relação com as altas temperaturas, o preço alto do milho e a proximidade com a Quaresma. Muitas pessoas vão ter que segurar o consumo, já que o ovo se faz presente em boa parte dos pratos culinários.