Há 47 anos, o Itaimbé Palace Hotel transforma hospedagem em experiências memoráveis no coração de Santa Maria
Por Mariana Rodrigues
Entre as ruas agitadas de Santa Maria, um edifício chama atenção por sua imponente fachada e pelo papel simbólico que desempenha na cidade. O Itaimbé Palace Hotel, erguido há 47 anos, parece guardar, em suas paredes, a história da transformação e da força da cidade universitária. Isso porque nasceu da união de empresários locais que, atentos à chegada da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), enxergaram a possibilidade de empreender. Eles compreenderam que uma cidade que abraçaria o conhecimento também precisaria abraçar seus visitantes.
Assim surgiu o hotel, com arquitetura imponente e estrutura moderna. “Para a época, foi um projeto arrojado”, conta a atual gestora, Elaine Santiago. Ao longo do tempo houveram renovações constantes, ajustes finos e modernizações, que mantêm o hotel sempre em sintonia com as necessidades do presente, mas sem apagar o charme do passado. Nos últimos anos, o hotel passou por uma revitalização que trouxe a cidade para dentro de seus corredores. Novos quadros e painéis espalhados pelos ambientes contam a história e celebram os pontos turísticos de Santa Maria.
Hoje, o Itaimbé Palace Hotel oferece diferentes categorias de acomodações: econômico, Standard, Luxo, Luxo Superior e Suítes, atendendo com conforto desde viajantes a trabalho até famílias inteiras que buscam descanso. Mais do que uma hospedagem, o hotel é um centro de vivências. “A estrutura de eventos é pensada para ‘termos tudo em um único lugar’. Aqui o cliente estuda, trabalha, se diverte, descansa com conforto e segurança. Desde o drink no bar até uma grande comemoração”, ressalta Elaine.
Além dos elegantes quartos e localização estratégica, o hotel se diferencia no atendimento humano e atencioso, que aposta na empatia como ferramenta principal. “Prezamos por um atendimento humanizado e de excelência, entendemos que a máquina não substitui o homem nesse quesito”, afirma com firmeza a gestora. Esse compromisso se revela em detalhes como cadeiras de rodas e de banho à disposição de quem precisa, equipes treinadas não só para servir, mas para cuidar.
Mas administrar um hotel é também lidar com desafios diários. Manter uma equipe motivada, atenta aos mínimos detalhes, e, sobretudo, capaz de encantar, é uma arte em constante aprendizado. “Nossa função é cuidar dos detalhes, entender a necessidade do cliente e sempre que possível encantá-lo”, resume Elaine.
E o futuro? “Somos inquietos. Jamais nos consideraremos prontos”, afirma a gestora. Entre projetos novos, possíveis ampliações e mais inovação nos serviços, o Itaimbé promete seguir em movimento e continuar profundamente enraizado na alma de Santa Maria.
Fotos: Samuel Marques / PMSMRonald Mendes / Divulgação A manhã deste sábado (6) trouxe um…
O Conama aprovou algo que, à primeira vista, soa como um divisor de águas: uma…
Entre outubro e dezembro de 2019, a comunidade científica meteorológica divulgoumundialmente um evento impressionante. Nesse…
A arte de diagnosticar um animal é, antes de tudo, um exercício profundo de escuta,…
Não sei você, mas todo ano eu fico com a sensação de que piscamos e,…
Por: Amanda Borin A Prefeitura de Santa Maria realiza, no dia 14 de dezembro, a…