O corpo da cantora e empresária Preta Gil será levado em cortejo pelas ruas do Centro do Rio de Janeiro nesta sexta-feira (25), após o velório no Theatro Municipal. O trajeto foi cuidadosamente planejado para passar pelas vias que compõem o recém-criado Circuito de Carnaval de Rua Preta Gil, uma homenagem oficializada pela Prefeitura do Rio de Janeiro.
A artista, que faleceu no último domingo (20), aos 50 anos, lutava contra recidivas de um câncer no intestino diagnosticado em 2023. Ela estava em tratamento experimental nos Estados Unidos. Dona de um dos blocos mais tradicionais do carnaval carioca, o Bloco da Preta, Preta Gil reuniu multidões de foliões ao longo dos anos, chegando a ultrapassar 750 mil pessoas em edições anteriores.
O velório, aberto ao público, acontece das 9h às 13h no Theatro Municipal. Logo após, o corpo será conduzido em um carro do Corpo de Bombeiros pelas ruas do circuito carnavalesco, até chegar ao Cemitério da Penitência, no Caju, onde será enterrada.
Esquema de trânsito
Para garantir a segurança e permitir que fãs e admiradores prestem suas últimas homenagens, a Prefeitura implementou um esquema especial de interdições e proibições de estacionamento no entorno do Theatro Municipal e ao longo do trajeto do cortejo:
Proibição de estacionamento
- Das 19h de quinta-feira (24) às 18h de sexta-feira (25):
- Avenida Treze de Maio (toda a extensão)
- Das 6h às 18h de sexta-feira (25):
- Rua Araújo Porto Alegre
- Avenida Evaristo da Veiga (entre a Rua Senador Dantas e a Av. Rio Branco)
Interdições ao tráfego
- Das 23h de quinta-feira até as 18h de sexta-feira (25):
- Avenida Treze de Maio
- Rua Manoel de Carvalho (esquina com Av. Treze de Maio)
- Das 6h às 18h de sexta-feira (25):
- Rua Araújo Porto Alegre
Rota do cortejo
O cortejo partirá do Theatro Municipal e seguirá pela:
Rua Araújo Porto Alegre → Av. Presidente Antônio Carlos → Rua Primeiro de Março → Av. Presidente Vargas → Av. Francisco Bicalho → Viaduto do Gasômetro → pista lateral da Av. Brasil (Caju) → Rua Monsenhor Manuel Gomes (Cemitério da Penitência).
A despedida da cantora acontece como um ato simbólico de gratidão da cidade a uma das vozes mais presentes na música popular e no carnaval de rua do Brasil.