Categories: EmpreendedorismoTodos

Costurando sonhos, bordando histórias

Por trás da Vestidaria, Fabieli Sanfelice construiu uma marca que vai além da moda. É autoestima, propósito e autenticidade

Por Mariana Rodrigues

Determinação, criatividade e fé. Essas três palavras descrevem Fabieli Sanfelice. Conhecida por todos como Fabi, ela é daquelas pessoas que transformam ideias em oportunidades e intuição em negócio. Com estilo único e sorriso leve, carrega no olhar a força de quem se reinventou sem medo de recomeçar. 

À frente da Vestidaria, loja de aluguel de vestidos de festa em Santa Maria, Fabi começou longe do mundo da moda. Formada em Direito, foi concurseira por uma década e tinha estabilidade à vista, mas algo dentro dela pedia por mais. Mais autenticidade, mais expressão, mais propósito. “Sempre fui diferentona”, diz rindo e lembrando os looks ousados que chamavam atenção das amigas. 

Em 2017, com o casamento da irmã, tudo mudou. A dificuldade de encontrar um vestido revelou uma lacuna no mercado. “As lojas que tinham eram antigas, não achava algo que queria, que fosse moderno. E foi nesse momento que eu e a minha irmã tivemos a ideia de abrir uma loja de aluguel de vestidos”, conta. 

Nascia ali a Vestidaria, que se tornou referência na região. Mais do que moda, oferece estilo com alma. “Todas as peças quem escolhe sou eu. Faço a curadoria de cada vestido, bolsa, acessório. Tudo tem o meu gosto, minha identidade”, explica Fabi. Para ela, moda não é sobre seguir tendências. “É algo que a gente cria todos os dias”, e sua curadoria reflete esse olhar atemporal. 

Entre provas de vestido e decisões estratégicas, por trás da empresária, a Fabi de dentro casa é completamente diferente: engraçada, falante, de chinelo e coque no cabelo. “Sou a mais divertida do grupo da família!”, revela. E a maternidade deu mais sentido à vida e ao negócio. Graças à Vestidaria, ela pode passar a manhã ao lado da filha, Olívia, que inspira seus dias.

A força de um negócio com alma

Celebrando oito anos de história, a Vestidaria, que começou com uma ideia despretensiosa, já é uma marca consolidada. Com um atendimento personalizado, a ideia é entender o que a cliente realmente precisa. “Não existe ‘não’. ‘Posso colocar uma saia?’ Pode. ‘Será que dá pra ajustar o busto?’ Conseguimos. ‘E a alça, dá pra mudar?’ Sim”, explica Fabi.

A loja busca resolver tudo no mesmo lugar. “As clientes já chegam com uma necessidade, então a gente precisa sanar aqui”, conta. Foi assim que o acervo cresceu e conta com bolsas, acessórios e até calcinhas modeladoras, tudo pensado para que a cliente saia pronta, sem precisar de mais nada.

 Entre as conquistas recentes, Fabi comemora o sucesso da Coleção Luxo, uma linha de vestidos exclusivos, bordados à mão e com alto valor agregado. “Foi um investimento grande, mas deu muito certo”, conta. “São peças únicas, algumas com mais de cinco mil cristais e que levam meses para ficar prontas.” O diferencial está no aluguel estendido, que garante à cliente a exclusividade da peça e uma experiência realmente única. 

Mas o caminho não foi simples. Um dos maiores desafios, segundo Fabi, ainda é mudar a mentalidade das pessoas em relação ao aluguel de roupas. “A moda mudou muito, e hoje é chique alugar um vestido”, explica. “Algumas pessoas têm preconceito, acham que o vestido alugado não vai estar impecável. Mas quando chegam aqui, se surpreendem. Todos os nossos vestidos passam por revisão e higienização completa antes de subir para a loja”, detalha. 

Confiança e propósito

Ao longo dos anos, Fabi aprendeu que empreender é um exercício de persistência e autoconfiança. Quando a insegurança aparece, ela confia. Confia no próprio instinto, nas pessoas ao redor e, acima de tudo, na fé. “Às vezes eu me frustro, penso: ‘Meu Deus, e agora?’ Mas Deus sempre coloca as pessoas certas no meu caminho. Sempre. E tudo, no fim, se resolve.”

Questionada sobre como se definiria em três palavras, ela não hesita: criativa, comprometida e generosa. Talvez sejam justamente essas três forças que expliquem por que tantas mulheres entram na Vestidaria em busca de um vestido e saem com autoestima renovada.

Mariana

Recent Posts

Com investimento bilionário, Sirena Gramado promete transformar o turismo da Serra Gaúcha

Edição: Reinaldo Guidolin Um dos projetos mais ambiciosos do turismo brasileiro começou a sair do…

13 horas ago

Natal nos Vinhedos encerrou quarta edição com recorde de público em Bento Gonçalves

Edição: Reinaldo Guidolin Fotos: Rodi Goulart A quarta edição do Natal nos Vinhedos foi encerrada…

13 horas ago

Caxias do Sul arrecadou mais de R$ 8,4 milhões com pagamento antecipado do IPTU 2026

Edição: Reinaldo Guidolin Foto: Porthus Junior Em menos de dez dias após a disponibilização do…

13 horas ago

Setor de TI impulsiona o crescimento econômico de Passo Fundo em 2025

Edição: Reinaldo Guidolin O setor de Tecnologia da Informação (TI) consolidou-se como um dos principais…

14 horas ago

Festival Inclusivo de Esportes e Cultura reuniu comunidade em Passo Fundo

Edição: Reinaldo Guidolin Foto: PMPF A Prefeitura de Passo Fundo promoveu, na sexta-feira (12), a…

14 horas ago

Cuidado, técnica e paixão que renovam seu carro

Empresa de estética automotiva,  3sCars, cresce com serviços especializados e forte presença digital no interior…

15 horas ago