Por Vereador Lorenzo Pichinin
Nos últimos meses, temos acompanhado uma crescente onda de cobranças e insatisfação em nosso estado por parte dos munícipes abastecidos pela rede de água da CORSAN/AEGEA. Em Santa Maria, a realidade não é diferente: enfrentamos constantes interrupções no fornecimento de água, obras que prejudicam a qualidade das pavimentações e impactam negativamente o trânsito, além da cobrança de taxas abusivas nos últimos meses.
Essas situações são inadmissíveis e afetam diretamente a qualidade de vida dos moradores, que se veem obrigados a pagar valores elevados sem receber, no mínimo, um serviço de qualidade adequado.
Acesso a saneamento básico de qualidade é, acima de tudo, uma questão de saúde pública. A falta de água potável e de um sistema de abastecimento eficiente aumenta os riscos de doenças, afetando diretamente a qualidade de vida e o bem-estar da população. Garantir um serviço adequado não é apenas uma obrigação contratual, mas uma responsabilidade com a saúde coletiva.
Desde o início do meu mandato como vereador, tenho me preocupado com a qualidade de vida da população de Santa Maria. Sempre destaquei a importância da saúde e como essa pauta é um dos pilares que regem meu trabalho. Por isso, não poderia me omitir diante de tantas reclamações que chegaram até a Câmara Municipal em relação aos serviços prestados pela concessionária.
Nosso dever, enquanto representantes eleitos, é buscar respostas efetivas e cobrar melhorias concretas que impactem positivamente a vida dos cidadãos. Os serviços públicos devem facilitar o dia a dia das pessoas, não criar mais dificuldades.
Entendo que é fundamental revisarmos minuciosamente o contrato estabelecido entre a empresa e o município, analisando as responsabilidades da concessionária e averiguando sua eficiência na prestação do serviço. Não podemos nos furtar ao compromisso de fiscalizar e exigir que os direitos dos munícipes sejam respeitados.
Continuarei atento a essa questão e trabalhando para garantir que a população de Santa Maria tenha acesso a serviços de qualidade, justos e condizentes com as suas necessidades. Afinal, fiscalizar e buscar soluções é um dever de todo agente público comprometido com o bem-estar da sociedade.
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