A Polícia Civil do Rio Grande do Sul emitiu um alerta sobre um novo golpe que tem se espalhado no estado. Criminosos estão utilizando a popularidade do doce conhecido como “morango do amor” para criar perfis falsos nas redes sociais, principalmente Instagram e Facebook, e anunciar promoções inexistentes.
De acordo com as investigações, os golpistas copiam fotos e descrições de produtos de lojas reais, muitas vezes de outros estados, para dar credibilidade às publicações. Para alcançar mais vítimas, eles chegam a impulsionar anúncios pagos. Após o pagamento, o produto não é entregue.
O “morango do amor”, que virou febre nas últimas semanas, é feito com morango, brigadeiro branco e cobertura de caramelo vermelho. Em Porto Alegre, os preços variam entre R$ 15 e R$ 26 por unidade, o que tem levado consumidores a buscar ofertas online.
“Eles podem criar sites falsos com aparência profissional ou idênticos a lojas reais. É tudo mentira. Você paga e nunca recebe o produto”, explicou a Polícia Civil.
A Meta, responsável pelo Instagram e Facebook, informou que não permite atividades fraudulentas nas plataformas e que está aprimorando as tecnologias de detecção.
Orientações para evitar cair no golpe
A Polícia Civil orienta os consumidores a:
- Verificar o link (URL) do site antes de realizar compras;
- Desconfiar de preços muito abaixo do mercado e de contas recentes com poucos seguidores;
- Pesquisar o nome da loja fora das redes sociais;
- Nunca fornecer dados pessoais em páginas suspeitas.
Caso o consumidor seja vítima, a recomendação é reunir provas como prints de conversas, anúncios, e-mails dos golpistas e comprovantes de pagamento, registrando a ocorrência em qualquer delegacia ou pela Delegacia Online.