O prefeito Rodrigo Decimo detalhou, em coletiva de imprensa nesta terça-feira (22), os principais pontos do edital de licitação que vai conceder, por até 20 anos podendo ser renovado por igual período, o serviço de transporte coletivo por ônibus em Santa Maria.
A concorrência será eletrônica, no dia 2 de setembro, e prevê exclusividade na operação do sistema por parte da empresa vencedora. O contrato, que estima receita bruta superior a R$ 2 bilhões, abrange toda a zona urbana e rural da cidade. O critério de julgamento será o menor preço, com base na tarifa técnica de R$ 7,67. Caso o município opte por uma tarifa pública inferior, a diferença será coberta com subsídio.
O edital exige que a empresa vencedora comprove experiência em sistemas com ao menos 24 mil passageiros por dia e apresente garantia contratual de 10% sobre o investimento inicial. A frota será composta por 192 veículos, com idade máxima de 8 anos dos veículos, quase 30% (24) com ar-condicionado, e contará com GPS, monitoramento em tempo real, bilhetagem eletrônica moderna, aplicativo para usuários e novos pontos de venda de passagens em bairros estratégicos.
Apesar de o edital não prever a construção de terminais, a prefeitura afirma que já trabalha na qualificação de estruturas em locais de maior movimentação, como as avenidas Rio Branco, Pinheiro Machado e Professor Braga. A administração municipal argumenta que incluir essas obras no contrato impactaria diretamente no valor da tarifa para os usuários. A pergunta que fica no ar é se esse edital despertará interesse por parte das empresas do setor ou se dará deserto, como aconteceu em vários municípios do país.
Apesar do anúncio da pré-candidatura de Paula Mascarenhas (PSDB) ao governo do Estado, o prefeito de Guaíba, Marcelo Maranata (PDT), segue disposto a entrar na corrida pelo Piratini. Convidado pela cúpula nacional tucana para representar o partido na disputa, Maranata pretende se reunir no início de agosto com Marconi Perillo e Aécio Neves para cobrar garantias de que o PSDB terá, de fato, candidatura própria na majoritária.
O prefeito, que deve se filiar ao PSDB nos próximos meses, não quer embarcar em um projeto incerto. “Não vou ser irresponsável com a minha cidade e ir para um projeto desse tamanho sem ter garantias e seguranças”, afirma. Segundo ele, tanto o PSDB quanto o PDT, sua legenda atual, deveriam manter nomes próprios na disputa. O PDT, no entanto, ainda é visto com desconfiança nos bastidores devido à aliança com o governo Leite.
Na semana passada, Maranata recebeu a deputada Juliana Brizola (PDT), pré-candidata dos pedetistas, que pediu que ele permanecesse no partido. Ele, porém, reforçou sua intenção de estar em uma sigla que dispute efetivamente o governo. Maranata deve deixar a prefeitura em abril para viabilizar a candidatura e já adianta: não pretende concorrer ao Legislativo estadual ou federal. “Não me encanta o Legislativo”, crava.
O governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), terá sua pré-candidatura à Presidência da República lançada oficialmente em um evento do partido no dia 16 de agosto, em São Paulo. Empresário do setor varejista, Zema foi eleito governador em 2018 e reeleito em 2022, ainda no primeiro turno.
Segundo o presidente do Novo, Eduardo Ribeiro, Zema tem capacidade de “tirar o Brasil do abismo”, assim como teria feito com Minas Gerais.
Zema comunicou sua intenção ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) em reunião no dia 14 de julho. Bolsonaro, que está inelegível, apoiou a pré-candidatura e defendeu a presença de mais nomes da direita no primeiro turno.
Zema se junta a outros governadores de direita que demonstram interesse em disputar a presidência em 2026, como Ronaldo Caiado (União-GO), Eduardo Leite (PSD-RS) e Ratinho Júnior (PSD-PR).
Durante evento em Salvador nesta segunda-feira (21), o ministro da Casa Civil, Rui Costa, criticou pontos do Projeto de Lei aprovado pelo Congresso que altera as regras do licenciamento ambiental. Segundo ele, a nova legislação representa riscos ao meio ambiente ao eliminar parâmetros nacionais de classificação de risco ambiental, o que pode gerar disparidades entre estados e municípios. Rui afirmou que o governo buscará soluções mediadoras e diálogo com a ministra Marina Silva, a AGU e o presidente da República para propor mudanças. Ele também pretende retomar as conversas com o Congresso após o recesso.
O presidente Lula afirmou, em reunião de alto nível no Chile, que a defesa da democracia depende não só dos governos eleitos, mas também da participação ativa da sociedade, academia, parlamentos, mídia e setor privado. O encontro, organizado pelo presidente chileno Gabriel Boric, reuniu ainda líderes da Colômbia, Espanha e Uruguai para debater temas como defesa da democracia e multilateralismo, combate às desigualdades e o enfrentamento à desinformação nas plataformas digitais. Lula ressaltou que a democracia liberal precisa se renovar para responder às demandas atuais, defendendo a regulamentação das redes sociais, justiça tributária e taxação dos super-ricos para combater desigualdades sociais, de raça e gênero. O evento é parte de uma série de reuniões internacionais que buscam fortalecer a democracia e combater o extremismo, com nova rodada prevista para a Assembleia Geral da ONU em setembro.
A prefeita de Santana do Livramento, Ana Tarouco (PL), protocolou um pedido de cassação contra o vereador Julio Cezar Figueiredo Doze, o Sargento Doze (Podemos), alegando quebra de decoro parlamentar. A denúncia, detalhada em 49 páginas, aponta dez episódios que, segundo a gestora, evidenciam condutas graves e reiteradas do parlamentar, incluindo assédio moral, abuso de autoridade e crimes contra a honra.
O documento cita que as ações do vereador já motivaram medidas judiciais movidas pelo próprio município, pela Santa Casa de Misericórdia, servidores e outros parlamentares. Ana Tarouco nega motivações políticas e afirma que se trata de uma sucessão de ataques institucionais, com humilhações públicas, ameaças e manifestações homofóbicas.
A presidência da Câmara confirmou que o processo só será lido em plenário após o recesso, em 4 de agosto. Se aceito, será criada uma comissão processante para avaliar o caso e ouvir a defesa do vereador.
A Polícia Federal analisou preliminarmente o pen drive encontrado no banheiro da casa do ex-presidente Jair Bolsonaro durante uma operação de busca e apreensão, considerando seu conteúdo irrelevante para as investigações. Embora Bolsonaro tenha alegado não reconhecer o dispositivo e sugerido que poderia ter sido plantado, a ação foi registrada por câmeras corporais dos agentes. Agora, o foco da PF se volta para o celular do ex-presidente, especialmente suas conversas com o deputado Eduardo Bolsonaro, investigando possível tentativa de influenciar o governo Trump a agir contra o Brasil em resposta ao julgamento sobre a tentativa de golpe. Ainda não há prazo para a conclusão dessa análise.
O ministro Alexandre de Moraes, do STF, reforçou nesta segunda-feira (21) a proibição de Jair Bolsonaro utilizar redes sociais, alertando que o descumprimento pode levar à prisão preventiva do ex-presidente. A advertência foi motivada por publicações recentes de Bolsonaro com links de entrevistas, consideradas uma violação das medidas cautelares impostas na semana passada. Essas medidas fazem parte de um inquérito que investiga seu filho, Eduardo Bolsonaro, por possíveis articulações com o governo Trump contra o STF e o governo brasileiro. As restrições incluem uso de tornozeleira eletrônica, recolhimento domiciliar noturno, proibição de acessar embaixadas e redes sociais, além de contato com investigados.
O Rio Grande do Sul enfrenta um avanço expressivo nos casos de hepatite A em…
No dia 15 de julho, a 1ª Conferência Livre das Mulheres Empreendedoras de Passo Fundo…
A quinta edição do Varal Solidário de 2025, promovida pela Prefeitura de Erechim e CRAS…
Martha Medeiros — Foto: Divulgação Uma das autoras mais queridas do público gaúcho, Martha Medeiros…
Foto: João Pedro Rodrigues/Secom Caxias do Sul vive um cenário inédito de redução da criminalidade.…
Por Guilherme Badke Em breve teremos mais um avanço histórico no licenciamento de obras em…