Como alguns devem saber, mas muitos provavelmente não, desde que assumi a coordenação do Núcleo de Implementação da Excelência Esportiva e Manutenção da Saúde (NIEEMS) do Centro de Educação Física e Desporto (CEFD) na UFSM, trabalhei com dedicação para levantar o nome do nosso esporte universitário em nível competitivo, no cenário estadual e nacional.
Foi uma longa caminhada, de derrotas e vitórias, mas especialmente de muito aprendizado. E do aprendizado, vem a evolução. Com orgulho, podemos dizer que evoluímos muito. E trazemos dados para comprovar:
Em 2017, nosso esporte universitário figurava abaixo do lugar 400 no cenário nacional.
Já em 2023, foram 340 instituições que participaram das mais variadas modalidades esportivas nas diversas edições dos Jogos Universitários Brasileiros (JUBs). Neste ranking, a UFSM conquistou a 18ª colocação brasileira, a 6ª entre as instituições federais, a 3ª da Região Sul do Brasil e o 1° lugar entre as gaúchas.
Mas esse texto não é para exaltar feitos de um passado recente, mas sim para projetar voos mais altos. Com muito orgulho, na tarde dessa Sexta-Feira, 21/03, fui eleito Vice-Presidente da Federação Universitária Gaúcha de Esportes (FUGE), tendo como Presidente da chapa o amigo e Professor da UFPel, Eduardo Merino. É inspirador poder olhar pelo esporte universitário do nosso estado como um todo e trabalhar para elevar o seu nome em nível nacional, e por que não, internacional. Com a experiência adquirida nessa caminhada, temos certeza que faremos a diferença.
Fica um grande agradecimento ao voto de confiança de todos, e a promessa de muito trabalho em prol do nosso esporte. Agora sob as cores, o peso do nome e o tremular da bandeira do RS.
Mais do que nunca, tá tudo acontecendo!