Por Reinaldo Guidolin
Fotos: Portal Arauto
A Rua Galvão Costa, em frente ao Parque da Oktoberfest, transformou-se na grande avenida do samba de Santa Cruz do Sul na noite deste sábado (8). Em um espetáculo vibrante, cinco escolas de samba da cidade realizaram suas apresentações no Desfile de Carnaval 2025, atraindo um público de cerca de 15 mil pessoas.
A festa começou com a Imperatriz do Sol, que trouxe para a avenida o enredo “Xangô”, uma homenagem ao orixá que simboliza a Justiça e rege o ano de 2025. A escola encantou os espectadores com uma performance marcante, exaltando a força e a sabedoria de Xangô.
Na sequência, a Império da Zona Norte trouxe “A Magia do Teatro Mambembe”, uma viagem ao universo do teatro itinerante. A escola fez um tributo à arte que moldou a cultura brasileira, conectando teatro, música, cinema e outras expressões artísticas que marcaram época.

A Acadêmicos do União, terceira a desfilar, transportou o público para o Nordeste do Brasil com o enredo “Um voo encantado ao Nordeste”. A escola trouxe uma explosão de frevo, forró, festa junina e culinária típica, criando uma experiência imersiva que fez o público se sentir nas festas tradicionais da região.
A Imperadores do Ritmo levou à avenida uma mensagem de resistência e união com o samba-enredo “Exú”. O enredo celebrou a ancestralidade, a fé e a luta contra a intolerância religiosa, com um espetáculo repleto de emoção e significados profundos.
Para encerrar a noite, a Unidos de Santa Cruz trouxe “Brasil de Norte a Sul: Lendas, Crenças e Tradições”, um desfile que explorou a diversidade cultural do país, destacando as lendas, crenças e tradições que formam a rica tapeçaria da cultura brasileira, do Oiapoque ao Chuí.

A apuração para descobrir a escola de samba vencedora ocorreu neste domingo (9), no Pavilhão Central do Parque da Oktoberfest. Com o tema “Exú”, a Imperadores do Ritmo foi a campeã do Carnaval 2025. Fundada em 14 de março de 2005, a escola celebra 20 anos de história na próxima semana. Após cinco vice-campeonatos, a Imperadores do Ritmo conquista o título inédito. “A gente venceu, mas não venceu somente, a gente convenceu. Então, foi muito bom. É muito bom ganhar”, concluiu.
O segundo lugar ficou com a Unidos de Santa Cruz, seguido pela Acadêmicos do União em terceiro, Império da Zona Norte em quarto e Imperatriz do Sol em quinto. Para o carnaval Santafolia 2025, a Prefeitura de Santa Cruz do Sul destinou R$ 400 mil para a Associação de Entidades Carnavalescas, um incremento de R$ 100 mil em relação aos dois anos anteriores. O valor foi dividido entre as cinco escolas de samba e a associação para a confecção das fantasias, alegorias e também para a realização do concurso de escolha da rainha e princesas do carnaval.