Foto: Divulgação Sedac
Entre 16 e 17 de agosto, o Rio Grande do Sul vai celebrar o Dia Estadual do Patrimônio Cultural com uma programação gratuita espalhada por 120 municípios. Mais de 500 atividades serão realizadas por 144 grupos e instituições, incluindo visitas guiadas, apresentações artísticas, exposições, rodas de conversa e passeios. O Dia Estadual do Patrimônio Cultural foi criado em 2019 e busca valorizar e preservar a história e a memória gaúcha, reforçando a importância da educação patrimonial.
A abertura ocorre já na sexta-feira (15), às 19h, com o toque simultâneo de sinos e tambores em várias cidades. Em Porto Alegre, a Casa de Cultura Mario Quintana receberá um coro de 150 vozes, formado por integrantes de 27 corais, que vai cantar clássicos da música gaúcha das janelas e passarelas do prédio.
Parcerias com a Metroplan vão garantir transporte gratuito para dois passeios inéditos na Capital. Um ônibus sairá do Paço Municipal para a nova sede do Museu de Arte Contemporânea (MAC RS), no 4º Distrito, com horários no sábado e domingo. Também haverá passeios de barco pelo Guaíba, com saídas do terminal Catamarã CatSul. Para participar, será preciso retirar pulseiras nas instituições culturais.
Passaporte cultural
O público poderá retirar gratuitamente o Passaporte do Patrimônio, um mapa do Centro Histórico de Porto Alegre com nove espaços participantes. Quem visitar ao menos sete deles ganhará um kit com miniaturas de prédios históricos, entregue na Casa de Cultura Mario Quintana no dia 23 de agosto.
O evento termina no domingo (17), às 17h, com um cortejo pelas ruas do Centro de Porto Alegre, reunindo a Banda Saldanha, artistas circenses e apresentações em frente a prédios históricos.