Na manhã desta sexta-feira (20), o Papa Leão XIV autorizou a promulgação do Decreto que reconhece as virtudes heroicas do Servo de Deus Diácono João Luiz Pozzobon, da Arquidiocese de Santa Maria (RS), membro do Movimento Apostólico de Schoenstatt e fundador da Campanha da Mãe Peregrina. Com isso, João Luiz Pozzobon recebe oficialmente o título de Venerável, um reconhecimento da Igreja de que viveu de maneira exemplar as virtudes cristãs em grau heroico.
O decreto foi divulgado após audiência do Papa com o prefeito do Dicastério das Causas dos Santos, cardeal Marcello Semeraro. Foi autorizada a promulgação de decretos relativos a 175 novos beatos e quatro novos veneráveis. Dos novos beatos, 124 são mártires mortos por ódio à fé durante a Guerra Civil Espanhola e 50 pelos nazistas durante a Segunda Guerra Mundial.
Quem foi João Luiz Pozzobon?
Entre os quatro novos veneráveis, está João Luiz Pozzobon, diácono permanete natural da comunidade de Ribeirão, em São João do Polêsine. João foi responsável por iniciar a Campanha da Mãe Peregrina, levando a imagem da Mãe, Rainha e Vencedora Três Vezes Admirável à casas de famílias, escolas, hospitais e presídios. Durante 35 anos de campanha, Pozzobon percorreu mais de 140 mil quilômetros a pé.
Hoje, o apostolado alcançou os cinco continentes e está presente em quase 100 países, com cerca de 200 mil imagens circulando em grupos de 30 famílias. O diácono faleceu em 27 de junho de 1985, após ser atropelado enquanto caminhava ao Santuário Tabor para participar da missa que frequentava diariamente.
Processo de beatificação
Com o título de venerável, João Pozzobon fica mais próximo de se tornar o primeiro santo do Rio Grande do Sul reconhecido pela Igreja Católica. É preciso a comprovação de um milagre, que está sendo pelos peritos e pelos cardeais responsáveis pelas causas dos santos. O caso ocorreu na Arquidiocese de Santa Maria e foi enviado para Roma para início da análise em fevereiro deste ano.
Com a aprovação do milagre, o diácono poderá ter sua beatificação agendada em cerimônia que será realizada na Arquidiocese de Santa Maria. Após a beatificação, outro milagre deve ser comprovado para que João Luiz Pozzobon seja canonizado, ou seja, considerado santo pela Igreja.
Sua fama de santidade se espalhou por diversos estados e países, trazendo peregrinos para visitação de pontos turísticos referentes à sua vida na região central do estado. As duas casas em que viveu se tornaram museus e recebem visitantes todos os finais de semana, assim como Santuário de Schoensatt de Santa Maria, o primeiro do movimento construído no Brasil.
A infraestrutura do interior de Santa Maria segue em condições precárias desde a enchente de…
Transformação. Essa é a palavra que define o que o judô representa para a família…
Depois de dois anos afastados devido a surtos de Influenza Aviária e Doença de Newcastle,…
Começa nesta quinta-feira (28) o 1º Festival de Cinema de Gravataí, evento que se estende…
Na manhã desta terça-feira (26), Canoas prestou uma homenagem especial aos que atuaram no resgate…
A Usina do Gasômetro, um dos maiores símbolos culturais e históricos de Porto Alegre, voltou…