Essa foi uma semana simbólica na Câmara de Vereadores de Santa Maria: na terça-feira, criamos a Frente Parlamentar COM-RUA – (co)vivência das vidas com Rua, em defesa das pessoas em situação de rua; na quarta-feira, realizamos uma audiência pública histórica sobre a educação municipal, com casa lotada, presença massiva das comunidades escolares , representação do Sindicato dos Professores e a presença da nossa Secretária de Educação.
São temas distintos, mas profundamente conectados. Não há política efetiva de combate à pobreza e à exclusão social sem o fortalecimento da educação pública. Países como Finlândia e Noruega, que apresentam baixos índices de população em situação de rua, também lideram rankings de qualidade educacional. Lá, políticas como o “Housing First” são acompanhadas por educação acessível e valorização do professor desde a base.
É verdade que esses países têm dimensões territoriais muito menores que o Brasil. Mas mesmo com nossos desafios continentais, podemos — e devemos — tomar essas experiências como referência. A solução está em políticas de Estado, não apenas de governo, que integrem assistência social, educação, saúde e moradia de forma coordenada e contínua.
A audiência da última quarta mostrou a força de uma comunidade que não aceita retrocessos. E a nova frente parlamentar será uma ferramenta permanente de escuta e ação para aqueles que mais precisam.
Seguimos firmes por uma Santa Maria mais justa, onde direitos básicos — como educação e moradia — sejam tratados com a seriedade que merecem.
Coluna por: Vereador Luiz Fernando